UAlg acolhe reunião do Conselho de Reitores com participação de universidades marroquinas

Esta terça-feira, 2 de Maio, entre as 14h30 e as 17h30

A Universidade do Algarve (UAlg) vai acolher no dia 2 de Maio, entre as 14h30 e as 17h30, a reunião do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), que também contará com a participação de representantes de todas as universidades públicas marroquinas.

A reunião realiza-se na sala de Seminários da Reitoria (Edifício 5), no Campus de Gambelas.

A UAlg esclarece que a participação das universidades públicas marroquinas, «além de representantes do ministério do ensino superior, da investigação e da inovação daquele país, decorre no âmbito da reunião do projeto internacional “Institutionnalisation des Centres de Formation par Alternance aux Universités Marocaines -ICFAL”», que se realiza entre 2 e 4 de Maio.

Financiado no âmbito do programa europeu Erasmus+ capacity building of hiher education, este projeto foca-se na institucionalização de centros de formação em alternância, «uma possibilidade de inovação curricular e formativa que está a ser implementada nas universidades marroquinas».

Esta reunião conjunta dos reitores de Portugal e de Marrocos decorre a convite do reitor da Universidade do Algarve Paulo Águas.

A delegação marroquina de reitores e vice-reitores, por indicação do ministro da tutela, será chefiada por Abdellatif Moukrim, reitor da Universidade Hassan I, em Settat.

«As relações entre esta universidade e a UAlg têm mais de uma dezena de anos, aos níveis da mobilidade de docentes e de alunos, de projetos de investigação e de teses de doutoramento em cotutela. As duas universidades assinarão nas próximas semanas um novo protocolo de cooperação», esclarece a instituição de ensino.

Nesta reunião, a primeira a este nível, entre as instituições de ambos os países, «pretende-se criar um primeiro contacto para criação de eixos de cooperação futura. Serão apresentados os respetivos sistemas de ensino e investigação e delineados os passos para a estruturação da referida cooperação», salienta a UAlg, acrescentando que não se trata só de estudar possibilidades de internacionalização mais próxima, «mas também de conceber possibilidades de união de recursos para interação conjunta em eixos mais abrangentes».

 



Comentários

pub