Tochas e ruas floridas voltam a fazer a festa da Ressureição em São Brás de Alportel

Milhares de pessoas rumam a São Brás de Alportel no Domingo de Páscoa para assistir à festa

Tochas Floridas e ruas engalanadas com tapetes de flores voltam a marcar a festa de Páscoa, em São Brás de Alportel, no domingo, dia 9 de Abril.

A tradicional Festa das Tochas Floridas começa às 9h30, com a abertura das ruas enfeitadas com flores, seguindo-se, às 10h00, a missa da Ressureição, na Igreja Matriz.

Após a eucaristia, terá lugar o momento mais aguardado da festa, que atrai milhares de visitantes a este concelho, no Domingo de Páscoa: a Procissão da Aleluia, onde os homens, empunhando as tochas, repetem a frase: “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.

Nesta festa, além das flores que dão cor às tochas, há tapetes floridos com mais de um quilómetro de extensão, nas ruas por onde passa a procissão.

«A Festa das Tochas Floridas envolve toda a comunidade e as diferentes gerações, atraindo milhares de turistas nacionais e internacionais que escolhem viver a Páscoa de forma vibrante e única em São Brás de Alportel», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

Ao longo de toda a semana, a comunidade vai dedicar-se a apanhar flores e a prepará-las. Na madrugada de domingo, «pela noite fora, centenas de voluntários lançam-se na árdua tarefa de preparar os tapetes floridos».

Nas ruas onde passa o desfile, também as varandas estão enfeitadas, neste caso, por mantas.

À tarde, a partir das 15h00, a festa continua no adro da igreja, com animação cultural e sabores tradicionais. «Mostras de artesanato e doçaria complementam o programa que atrai a São Brás de Alportel milhares de visitantes e reúne os filhos da terra que regressam na quadra do ano com mais significado na comunidade são-brasense».

É também aqui que será feita a apresentação dos premiados em mais uma edição dos Jogos Florais e do concurso das mais belas tochas floridas e com as atuações dos grupos Allcante, São Brás Bailando e Bombocas.

«A Festa das Tochas Floridas é uma vez mais um evento acessível. Nesta edição e à semelhança do que aconteceu em 2019, o Município de São Brás de Alportel em parceria com a SAN – Saúde Integrativa e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás adaptam um espaço do recinto por onde passa a Procissão de Aleluia, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem a este evento», acrescenta a autarquia.

 

 



Comentários

pub