Tavira instala 4 abrigos para colónias de gatos

Autarquia prevê a colocação destas estruturas em mais 17 colónias situadas em diferentes freguesias do concelho

O primeiro recinto normalizado de abrigos para colónias de gatos do concelho de Tavira, constituído por quatro unidades, já está instalado. 

O objetivo desta medida é «facilitar o controlo populacional dos gatos silvestres e assilvestrados que vivem na rua, permitindo uma aplicação mais eficiente do programa CED (Captura – Esterilização – Devolução) para que o número de gatos não cresça descontroladamente», refere a autarquia.

O Programa CED tem vindo a ser levado a cabo pelo Município de Tavira, ao longo dos anos, incluindo a esterilização, vacinação e colocação de chips nos gatos.

Em nota, o Município reforça que os cuidadores devem sinalizar o surgimento de novos animais para aplicação do programa, assim como quando são necessários cuidados médico-veterinários.

«A colocação destes abrigos potencia as valências positivas do programa CED e melhora as condições em que vivem os gatos silvestres e assilvestrados pertencentes a uma colónia», refere a autarquia, que prevê a colocação destas estruturas em mais 17 colónias situadas em diferentes freguesias do concelho.



Comentários

pub