SNS já enviou mais de 2 milhões de mensagens para reduzir taxa de faltas a consultas

Medida arrancou em Setembro de 2022

Mais de 2 milhões de mensagens já foram enviadas a cidadãos com consultas e rastreios agendados nos centros de saúde.

«Não falte. Esta consulta pode fazer falta a outra pessoa» é como termina a SMS, que visa reduzir a taxa de faltas aos agendamentos feitos nos centros de saúde.

A medida, que arrancou em Setembro de 2022, consiste no envio de uma SMS no dia do agendamento e outros dois dias antes da consulta. Abrange consultas de várias tipologias prestadas nas unidades dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), como por exemplo médicas, de enfermagem, para rastreios do cancro do colo do útero, de saúde visual infantil ou de retinopatia diabética, entre outras.

Com a substituição dos sistemas de informação dos Cuidados de Saúde Primários, iniciativa inserida nos projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Transição Digital na Saúde, esta medida pretende, essencialmente, «evitar que os utentes faltem ou que avisem com antecedência que irão faltar, de forma a permitir o reagendamento da consulta», refere o SNS.

«A implementação teve início na região de Lisboa e Vale do Tejo, avançou para os centros de saúde da região Norte e, de forma progressiva, chegará ao resto do país e a todos os utentes com agendamentos de consultas e de rastreios nos Cuidados de Saúde Primários», esclarece a entidade de saúde.

 



Comentários

pub