São Brás de Alportel celebra 25 de Abril com arte urbana, exposições, contos e cinema

Pontapé de saída para as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos será dado no dia 25

Arte urbana, exposições, contos e cinema, bem como a inauguração do Espaço Comunidade de São Brás Alportel, vão fazer parte do programa de comemoração dos 49 anos do 25 de Abril, neste concelho, e do arranque das celebrações do meio século desde a Revolução dos Cravos, que se assinalam no ano que vem.

O ponto alto do programa, segundo a Câmara de São Brás de Alportel, será o lançamento das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que acontecerá durante a Sessão Solene Comemorativa do dia 25, onde será apresentada a Comissão das Comemorações desta efeméride.

Mas as atividades deste programa diversificado têm início com a exposição “Letras Censuradas”, que estará patente na Biblioteca Municipal de 21 de Abril até 26 de Maio.

A Biblioteca convida ainda a participar na hora do conto “Tapete Voador”, que «convida os avós a contarem aos netos a sua vivência antes, durante e após a revolução», no dia 22, às 16h00.

O programa também inclui a sétima arte, com o município, em parceria com o CinemaLua, a convidar a conhecer o filme “Salgueiro Maia – o Implicado”, no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, a partir das 15h15 de domingo, 23 de Abril.

No dia 24, o Município de São Brás de Alportel inaugura um mural em homenagem a João de Azevedo, artista plástico que viveu na aldeia de Alportel e autor das capas dos álbuns musicais de Zeca Afonso.

«É precisamente no Largo da aldeia de Alportel, espaço exterior do Centro Museológico do Alportel que este mural vai ser dado a conhecer pela primeira vez, a partir das 18h30, num trabalho conjunto do artista algarvio Sen e do sobrinho do artista, o cineasta Hugo Azevedo», revela a autarquia.

No dia 25 de Abril, as cerimónias protocolares têm início às 10h00, frente à Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

A Bandeira Nacional será hasteada pelos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel acompanhados pelo Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel. Seguir-se-á uma Sessão Solene no Salão Nobre da Junta de Freguesia, onde será apresentada a Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Segue-se a inauguração do Espaço Comunidade, instalado no edifício da antiga sede da Junta de Freguesia, junto ao Mercado Municipal, que resultou de um projeto desenvolvido no âmbito do programa “bairros saudáveis”.

Este novo espaço nasceu da reabilitação do edifício que albergou durante muitos anos a sede da freguesia

No dia 26, às 18h00, decorrerá na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro a palestra “A censura literária no Estado Novo”, pela investigadora e poeta Maria Luísa Francisco.

 

 



Comentários

pub