São Brás de Alportel acolhe Simpósio Internacional sobre Turismo Literário

O evento é organizado pelo LIT&TOUR, Grupo de Investigação em Literatura e Turismo do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve

O simpósio internacional “Metodologias da Literatura e turismo e do turismo literário” realiza-se esta sexta-feira, 14 de Abril, das 9h00 às 16h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

O evento é organizado pelo LIT&TOUR, Grupo de Investigação em Literatura e Turismo do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve.

Neste simpósio vão participar um conjunto de especialistas que desenvolveram e dinamizam atividades de excelência nesta área a partilharem com estudantes, investigadores, autarcas e profissionais do turismo as metodologias por si utilizadas.

A sessão de abertura, marcada para as 9h00, contará com intervenções de Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara de São Brás de Alportel, e Sílvia Quinteiro, responsável pelos pelouros do Turismo e Património e da Coordenadora do Grupo Lit & Tour.

Às 9h30, Sérgio Donizete Faria, Diomira Faria e Marlette Menezes, da Universidade de Minas Gerais (Brasil), abordarão o tema: “Da cartografia ao turismo literário”.

“La Construcción de un itinerario literario: del diseño a las aplicaciones turísticas y didáctivas” é o tema que os especialistas Pere Quer e Jordi Chumillas da Universidade Central da Catalunha irão trazer à reflexão, às 10h00.

Às 10h30, Nuno Cacilhas, coordenador do Roteiro Literário Levantado do Chão, do Município de Montemor-o-Novo, vai apresentar o “Roteiro Literário levantado do Chão: Metodologias de conceção e de dinamização de produtos e turismo literário”, enquanto Maria Mota Almeida (ESHTE – Estoril/ IHC Nova Lisboa / CIAC -UAlg), fará a apresentação “Caminho(s) percorrido (s): contributos metodológicos na investigação/ação em Turismo Literário”, às 11h30.

A Universidade de Valência também marca presença neste encontro com a intervenção “Aplicación de nuevas tecnologias en el diseño de rutas literarias, un proyecto educativo y turístico para el paisage mediterráneo” que Alexandre Bataller proferirá às 12h00.

Na parte da tarde, a partir das 14h30, os participantes terão oportunidade de participar num Passeio Literário por São Brás de Alportel.

Os interessados em participar poderão fazê-lo gratuitamente, inscrevendo-se aqui.

 



Comentários

pub