PS e PSD aprovam recomendações sobre a Fagar na Assembleia Municipal

Aumento do tarifário tem causado polémica

A Assembleia Municipal (AM) de Faro aprovou, esta sexta-feira, 31 de Março, duas recomendações sobre a Fagar: uma do PS, que pede a revogação imediata do tarifário, e outra, do PSD, que fala em «revisão» dos preços. 

As moções contaram com votos distintos.

A do PS mereceu votos favoráveis dos socialistas, da CDU, do Bloco de Esquerda e do PAN. Abstiveram-se o Chega, o MPT e um deputado do PSD.

O Partido Social Democrata, o CDS e a Iniciativa Liberal votaram contra.

Já a moção apresentada pela coligação PSD, CDS, MPT, PPM e IL teve os votos a favor da coligação, do PAN e do BE. Votaram contra os membros das bancadas do PS e CDU.

Em nota de imprensa, o PS/Faro diz que «não se conforma» com os aumentos «brutais» da Fagar, feitos «ao arrepio da orientação da ERSAR».

Segundo os socialistas, a «solução proposta» – a da revogação do tarifário – «é a única que, de forma imediata e eficaz, protege as famílias e o pequeno e médio tecido empresarial de Faro».

Só que, na recomendação do PSD, que também foi aprovada, o que se pede é um «ajuste do tarifário, de imediato, do saneamento básico (Doméstico e Não Doméstico) que deverá repartir equitativamente o aumento entre a taxa fixa e a taxa variável (escalões) de forma a contribuir para uma maior prevalência dos conceitos de consumidor-pagador e poluidor-pagador, resultando num consumo e utilização do recurso “água” de forma mais consciente, regrada e ambientalmente correta».

Os sociais-democratas também pedem que «seja prevista uma revisão dos tarifários para 2024, visando uma redução generalizada dos preços, compatibilizando o interesse das famílias e empresas farenses com a viabilidade económica da Fagar, integrando na definição da redução tarifária as recomendações da “ERSAR” no que se refere aos níveis excessivos de cobertura dos gastos, referentes aos serviços de saneamento de águas residuais».

A isto junta-se a «criação de um regulamento municipal que vise apoiar através de uma Tarifa Social as famílias economicamente mais vulneráveis, bem como as famílias numerosas».

A Fagar deve ainda, na opinião do PSD, enviar um esclarecimento aos «consumidores a explicar detalhadamente o aumento do Tarifário, a bem da transparência e do bom esclarecimento a que os nossos munícipes têm direito».

O PS, por sua vez, insiste que, da parte do Município e da Fagar, seja revogado o aumento das tarifas.

«Entre a Fagar e os farenses, o PSD, CDS e IL, escolheram a FAGAR, atitude que merece por parte do PS/Faro total repúdio por ser evidentemente lesivo, injusto e penoso para as famílias e tecido empresarial», lê-se.

«Mantemos a nossa postura de sempre estar ao lado da população farense e tudo faremos para que a reversão imediata das tarifas em vigor se torne uma realidade e assim ponhamos fim na tremenda injustiça que foi imposta aos munícipes», conclui o PS.

 



Comentários

pub