Pinheiro e Rosa apresenta “A Marca da Água”

Iniciativa integra-se na Bienal Cultura e Educação “Retrovisor- Uma História do Futuro”

O projeto “A Marca da Água” foi apresentado, na passada quinta-feira, 30 de Março, na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro.

Integrado na Bienal Cultura e Educação “Retrovisor- Uma História do Futuro”, este é um projeto colaborativo entre três artistas urbanos residentes no Algarve (Perigo Público, DJ Gijoe e Gat.uno) que, a convite do Teatro das Figuras, desenvolveram um conjunto de Laboratórios de Rimas e Oficinas de Stencil, na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, ao longo do 2º período.

Os resultados culminaram numa exposição performativa “Rimas Batidas e Stencil”, com alunos de diferentes áreas curriculares, que visou criar um espaço de discussão e reflexão artística que explora diferentes ambientes e texturas.

«A exposição, que, no Teatro das Figuras, ficará patente até 21 de Abril, conta de uma forma metaforizada, a partir do universo liquido, a relação que os alunos têm com a escola e a forma como olham para um sistema de ensino cada vez mais desajustado com as suas expetativas», diz a Secundária Pinheiro e Rosa.

Criadas a partir das técnicas de trabalho do artista plástico Gat.uno, nas paredes do foyer do teatro poderão ser encontradas, não apenas, as obras finais que retratam a diferença de posicionamento entre quem ensina e quem aprende, como também, as matrizes de stencil e os materiais utilizados em todo o processo de formação e criação.

A banda sonora da exposição foi também criada pelos alunos, com a orientação de Gijoe e Perigo Público, baseada nas experiências dos próprios jovens.

 



Comentários

pub