“Passos Contados” voltam a mostrar património de Cacela e VRSA até Novembro

Primeiro de sete passeios dará a conhecer a flora local

Cacela Velha – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

«Conhecer a flora do Apaslgarve» é a primeira de sete propostas de mais um ciclo de passeios pedestres “Passos Contados”, que vão mostrar a paisagem em Cacela e Vila Real de Santo António a partir de 16 de Abril, até Novembro.

No dia 16, um domingo, a partir das 15h30, parte de Cacela Velha um passeio «sobre a flora no Algarve orientado pelos colaboradores do Herbário da Universidade do Algarve», guiado pela curadora desta unidade, a bióloga Manuela David.

Este será um dos sete passeios desta 16ª edição da iniciativa “Passos Contados”, organizados pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela e pela Câmara de VRSA, que «propõem novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais, seus valores naturais e elementos patrimoniais, no sotavento algarvio».

O ciclo de passeios continua em Maio com um passeio que levará a «descobrir os usos da cana, do utilitário ao lúdico, com o artesão Domingos Romeira Vaz» (dia 14 de Maio).

A 3 de Junho, a organização propõe «um final de dia na safra do sal com o produtor de sal Jorge Raiado e salineiros», com degustação de produtos, no dia 27 de Agosto decorrerá «um passeio ao amanhecer sobre o figo no Algarve, da árvore ao fumeiro com produtor João Sol» e em Setembro o enfoque recairá sobre o Marquês de Pombal e a “Aula de desenho e estuque” de Vila Real de Santo António , num passeio guiado pela arquiteta Marta Santos, no dia 17.

O penúltimo passeio está marcado para 15 de Outubro, dia para o qual está marcada «uma viagem a um tempo longo a partir da Jazida fossilífera de Cacela com o geólogo Hélder Pereira».

«Terminamos em Novembro [dia 5] com um percurso que nos levará à pré-história, entre vivos e mortos, a partir do túmulo megalítico de Santa Rita com o arqueólogo Nuno Inácio», concluem os organizadores do evento.

As inscrições podem ser realizadas junto do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, na antiga Escola Primária de Santa Rita, ou através dos contactos 281 952600  e [email protected].

As participações são limitadas e têm um custo de 5 euros, que reverte para os guias dos passeios. No passeio de Junho, a degustação tem um custo acrescido de 5 euros.

 

 

 



Comentários

pub