Martim Queiroz e Martim Leonardo, colegas de equipa na seleção do Algarve sub 16, são o espelho do sonho de tantos jovens que estão a participar na Festa do Basquetebol Juvenil: querem ser jogadores profissionais. A competição junta, até amanhã, domingo, 16 de Abril, 1500 atletas de todo o país em Albufeira, ansiosos por mostrar o que valem.
O basquetebol corre nas veias de Martim Queiroz.
Irmão de Miguel Queiroz, jogador do FC Porto e internacional português, vê nele o grande exemplo a seguir.
«O meu sonho é ser como o meu irmão», diz à reportagem do Sul Informação, no final de mais uma partida.
O jogo não correu de feição à seleção sub-16 do Algarve, que perdeu por 49-71 frente à congénere do Porto, mas isso não abala a alegria de Martim em participar na Festa do Basquetebol.
«É sempre muito bom jogar esta competição. Tenho amigos em todas as seleções e é incrível jogar com tanta gente», considera o atleta do Portimonense.
Quanto à prestação da seleção algarvia, garante que vão lutar para «ficar no melhor lugar possível».
Ao seu lado, está Martim Leonardo, que se está a estrear na Festa do Basquetebol Juvenil. Jogador do Farense, diz que a experiência está a ser «fantástica».
«Toda a equipa está a gostar deste convívio, desta oportunidade de jogar contra os melhores do país», considera, ao nosso jornal.
Para Martim Leonardo, cujo grande sonho também é ser jogador profissional, ter uma iniciativa como a Festa do Basquetebol Juvenil no Algarve é «muito bom».
«Temos os nossos amigos cá, a nossa família. No fundo, estamos a jogar em casa», atira.
Mário do Ó é, há dois anos, o treinador da seleção sub-16 do Algarve e vê «muito potencial» nos atletas da região.
«Os nossos jovens precisam desta competição, desta intensidade, porque não costumamos ter oportunidade de jogar contra estas seleções», diz ao Sul Informação.
Na opinião do técnico, que também orienta o Bonjoanenses (Faro), a seleção do Algarve tem «jogadores promissores», mas que precisam de «ser trabalhados».
«Há um incremento na qualidade dos jogadores na nossa região e a festa tem, de facto, contribuído para incentivar tanto os atletas, como os clubes da região», acrescenta Mário do Ó.
De resto, o impacto da Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira ganhou, no dia 12 de Abril, mais um impulso.
Ao final da manhã, foram inaugurados quatro campos de basquetebol ao ar livre, no jardim de Vale Faro, em Albufeira, no âmbito do projeto “3×3 Basket Art”.
O momento contou com as presenças de José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, e Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, que enalteceram a inauguração destes equipamentos numa terra que “respira” basquetebol.
O piso dos campos foi pintado por Asur, artista albufeirense que se dedica ao grafitti.
Nele, estão representados os dois clubes da terra – o Imortal e o Clube de Basquete de Albufeira -, mas também sítios icónicos da cidade, como a Torre do Relógio.
O trabalho, «que foi complicado» e surgiu de um convite da Câmara local, tem um significado especial para Asur, por ser «um filho da terra».
«Já tinha visto outros campos e, em todos, estão representadas grandes estrelas. Eu também pintei dois jogadores, mas peguei mais pela comunidade albufeirense, pela juventude que temos cá e pelo sonho que têm em ser jogadores», conclui.
Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação
Comentários