Museu Municipal de Tavira propõe atividades para as férias da Páscoa

Oficina “Empreita de Esparto”, passeio histórico- etnográfico pela vila piscatória de Santa Luzia e vista à rota do Atum-Barril são as três atividades

Oficina “Empreita de Esparto”, passeio histórico- etnográfico pela vila piscatória de Santa Luzia e vista à rota do Atum-Barril são as três atividades que o Museu Municipal de Tavira propõe para as férias da Páscoa em parceria com a ASTA- Associação de Artes e Sabores de Tavira e Associação Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo.

Nos dias 5 e 6 de Abril, entre as 10h00 e as 12h00, realiza-se a oficina ”Empreita de Esparto”, sob a orientação do artesão Bruno Constâncio.

A iniciativa dirige-se ao público infantojuvenil (crianças e jovens entre os 8 e os 14 anos, acompanhados de um adulto), num total máximo de seis participantes.

No final da oficina, os intervenientes terão a oportunidade de levar a sua peça de empreita de esparto como recordação.

Os interessados deverão efetuar a sua inscrição (gratuita e obrigatória), através do preenchimento do formulário, aqui.

Para mais informação deverá ser contactada a organização, pelo número 281 320 545.

No dia 14 de Abril, às 10h00, decorre a Rota do Polvo. A atividade consiste num passeio histórico- etnográfico pela vila piscatória de Santa Luzia, a “Capital do polvo”.

A partir do porto de pesca, onde diariamente as embarcações chegam do mar com o polvo, será percorrida a vila junto à Ria Formosa para
apreciar a fauna local, as embarcações, as diferentes artes de pesca e conviver com os pescadores.

No dia 15 de Abril, às 10h00, tem lugar a Rota do Atum-Barril. A visita realiza-se, na Praia do Barril, em Santa Luzia, onde, entre 1841 e 1966, existiu uma armação de pesca de atum designada por “Barril ou Três Irmãos”.

«Este é um espaço único, cheio de histórias. Com esta ação é possível conhecer os antigos espaços de trabalho e lazer – casa dos patrões, casa dos pescadores, armazéns e o “cemitério de âncoras” – onde os pescadores e suas famílias viviam durante os seis meses da temporada de pesca», refere a autarquia.

Ambas as rotas destinam-se ao público infantojuvenil (crianças a partir dos 7 anos), num número máximo de 15 participantes cada.

Veja aqui os cartaz.

 



Comentários

pub