Ministro da Cultura visita projetos culturais e artísticos no Algarve e Baixo Alentejo

O Percurso desta sexta-feira incide sobre «projetos apoiados pelo Ministério da Cultura que estimulam o desenvolvimento local nas regiões onde se inserem»

O ministro da Cultura Pedro Adão e Silva realiza esta sexta-feira,28 de Abril, mais um Percurso dedicado à “Cultura que somos”, passando por São Luís, no interior do concelho de Odemira, Castro Verde e Casais (Monchique).

Segundo nota do Ministério da Cultura, este percurso tem o objetivo de «conhecer e dar voz às ações, aspirações e dinâmicas que constituem a realidade cultural portuguesa».

O Percurso desta sexta-feira incide sobre «projetos apoiados pelo Ministério da Cultura que estimulam o desenvolvimento local nas regiões onde se inserem, contribuindo para a sua visibilidade, para a criação de emprego e afirmação da identidade regional».

Durante este périplo, Pedro Adão e Silva irá ao encontro de entidades apoiadas no âmbito do Programa de Apoios Sustentados pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), entre elas o “Futurama”, Ecossistema Cultural e artístico do Baixo Alentejo (em Castro Verde), e os projetos artísticos “Cultivamos Cultura” (São Luís) e “Lavrar o Mar” (Casais, Monchique).

O governante destaca «a importância da cultura como fator de desenvolvimento dos territórios e de transformação da sua identidade. Nos territórios de baixa densidade, a cultura é também uma forma poderosa para o envolvimento comunitário dos jovens».

Pedro Adão e Silva acrescenta ainda que a cultura «é um elo de proximidade e cabe ao ministro da Cultura conhecer a produção artística e cultural que se faz no conjunto do país».

A iniciativa “Cultura que somos” começou a 20 de setembro de 2022 no distrito de Lisboa, dedicada à Cultura Urbana.

Em outubro, o mesmo tema levou o ministro da Cultura a quatro concelhos do norte do país: Famalicão, Braga, Barcelos e Guimarães.

A Inclusão, que é o segundo tema em foco nestes Percursos, teve uma primeira edição a 22 de novembro em Lisboa, Leiria e Coimbra, e uma segunda edição a 18 e 19 de janeiro nos concelhos de Porto e Esposende.

No mês de março, a iniciativa passou pela Região Autónoma da Madeira, num percurso dedicado a vários projetos culturais no contexto de insularidade.

Pensados numa lógica de cobertura territorial, os Percursos do Ministério da Cultura organizam-se com base temática, podendo decorrer em dias consecutivos ou alternados.
 



Comentários

pub