Medina espera redução significativa da inflação a partir de Abril

Segundo o ministro, a previsão é de que a trajetória de desaceleração do crescimento de preços continue nos «restantes meses até ao final do ano»

O ministro das Finanças disse hoje, 11 de Março, esperar uma diminuição significativa de inflação já a partir de Abril, acreditando mesmo numa diminuição de preços em alguns bens.

O governante falava numa audição parlamentar na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito de um requerimento potestativo do Chega sobre a medida de IVA zero dos bens essenciais.

Fernando Medina deu nota de que a taxa de inflação já diminuiu nos meses finais de 2022 e no início de 2023, esperando que «a redução se torne mais significativa ao longo dos próximos meses, já em particular a partir do mês de Abril».

Segundo o ministro, a previsão é de que a trajetória de desaceleração do crescimento de preços continue nos «restantes meses até ao final do ano».

Defendeu ainda o acordo para a redução temporária do IVA nos bens essenciais, que espera «seja bem-sucedido».

«Para alguns bens teremos essa estabilização, mas também a expectativa que temos é que relativamente a outros haja de facto diminuição de preços, que já estão a acontecer nos mercados internacionais, já estão a acontecer em bens que servem outros bens que são depois consumidos de outra forma», frisou, salientando uma redução dos preços de alguns matérias-primas.

 



Comentários

pub