Mais de 210 mil chamadas atendidas em 3 anos de Linha de Aconselhamento Psicológico

Em três anos, mais de 14 mil chamadas foram feitas por profissionais de saúde

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, que assinalou, este sábado, 1 de Abril, o seu 3º aniversário, já ajudou mais de 210 mil pessoas. 

O atendimento é sempre feito por psicólogos e tem sido uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio para utentes e profissionais de saúde que a procuram em momentos difíceis.

Em três anos, mais de 14 mil chamadas foram feitas por profissionais de saúde.

«Este serviço do SNS 24 já provou a sua utilidade e continua a ser uma mais-valia, no período pós-pandémico, em todos os contextos. Só este ano ultrapassou as 17 mil chamadas, aproximando-se de uma média de 200 atendimentos diários. Disponível também em língua inglesa, desde 2022, o aconselhamento psicológico do SNS 24 passou a garantir resposta às pessoas não falantes de português, somando, até à data, mais de 3400 chamadas», dizem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em nota de imprensa.

Na sua maior parte, as chamadas recebidas estão relacionadas com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise.

Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia.

Um estudo internacional sobre violência na Saúde, publicado em 2022 pela Federação Internacional dos Hospitais (IHF), destacou Linha como um serviço de suporte telefónico dedicado, com psicólogos especificamente treinados para atuar em casos de violência contra profissionais de saúde, para intervenção em crises e acompanhamento, a nível nacional.

 



Comentários

pub