Loulé volta a dar “Vivas” à Mãe Soberana

Este ano, além da Igreja de S. Francisco, a imagem da Nossa Senhora da Piedade também estará na Matriz, recentemente renovada

A Festa Pequena da Mãe Soberana realiza-se já este Domingo de Páscoa, 9 de Abril, em Loulé. A imagem da Nossa Senhora da Piedade vai descer à cidade e, este ano, além da Igreja de S. Francisco, também estará na Matriz, recentemente renovada. 

Às 17h00 deste domingo, tem lugar a descida da Padroeira até à Igreja de S. Francisco, com os oito homens vestidos de opas brancas a conduzirem o andor.

De 10 a 19 de Abril, a igreja de São Francisco acolhe diversos momentos litúrgicos e estará também aberto à oração dos fiéis.

No dia 12, às 21h00, a designer de comunicação louletana Andreia Pintassilgo irá apresentar a nova identidade gráfica da Mãe Soberana, com a qual se pretendeu criar uma uniformização da imagem desta festividade.

Um dos momentos culturais do programa da Mãe Soberana é o concerto final dos dias antigos do Conservatório de Música de Loulé “Professor Francisco Rosado”, a 15 de Abril, às 18h30.

Já a 19, à mesma hora, será apresentada a palestra “Culto e espiritualidade da Senhora da Piedade”, pelo pároco de Loulé Carlos Aquino.

O desporto e atividade física associam-se a este programa e, mais uma vez, decorre o Grande Prémio da Mãe Soberana. Será no dia 21 de Abril, a partir das 15h00, com partida e chegada ao Largo de S. Francisco.

Mas este dia, 21, marca também uma novidade nestas festividades.

Às 21h00, terá início uma procissão solene, dinamizada pelas instituições religiosas, civis e sociais, que irá levar a imagem da Padroeira para a Igreja Matriz de Loulé.

Recentemente reabilitada, após profundos trabalhos de restauro, a Matriz receberá a “presença” da Nossa Senhora da Piedade até ao regresso à sua Ermida, no dia 23.

Se nos anos anteriores as festividades estavam apenas associadas à Igreja de S. Francisco, este ano a organização decidiu incluir também a Matriz, até como forma de mostrar a recuperação deste ex-líbris do património religioso louletano.

No sábado, 22, às 21h00, decorrerá aqui a eucaristia dinamizada pelos jovens, presidida por D. José Alves, Arcebispo Emérito de Évora. Já às 22h30, a habitual bênção ao Clube Hípico de Loulé acontece este ano no Largo da Matriz, com os cavaleiros a prestarem a sua homenagem à padroeira.

A Festa Grande decorre no dia 23.

Às 10h00, a missa solene, este ano na Igreja Matriz, marca o arranque de um dia cheio de emoções para os fiéis e muitos louletanos não crentes. Segue-se a procissão para o Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, onde, às 16h00, é celebrada uma missa campal e consagração a Nossa Senhora.

Tem então início a grande procissão que percorrerá as principais ruas da cidade e subida da imagem de Nossa Senhora da Piedade ao Santuário.

O fogo de artifício ao final da noite põe termo às celebrações da Mãe Soberana.

 



Comentários

pub