Loulé vai ter Balcão da Inclusão

«Queremos ser cada vez mais um Município inclusivo que não deixa ninguém para trás», afirmou Vítor Aleixo

Loulé vai ter um Balcão da Inclusão. O Município e o Instituto Nacional para a Reabilitação celebraram esta sexta-feira, 28 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo com vista à sua criação. 

A sessão foi presidida por Ana Sofia Antunes, secretária de Estado para a Inclusão, «que veio reforçar a importância desta resposta
social», salienta a autarquia.

Este Balcão constitui «uma porta de entrada especializada» para as pessoas com deficiência ou incapacidade e suas famílias, mas também para público em geral que procura informação nestas matérias.

De acordo com a Câmara de Loulé, o Balcão da Inclusão incluirá informação global e integrada sobre os direitos, benefícios e recursos existentes para estas pessoas.

O serviço funcionará em articulação com a rede social concelhia, disponibilizará informações sobre prestações e respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.), emprego e formação profissional, produtos de apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, saúde, intervenção precoce e educação, apoiando os utentes na procura das soluções mais adequadas à sua situação concreta.

«Também as situações relacionadas com a existência de potencial discriminação são dos temas mais procurados para quem acede a este serviço nos balcões já existentes no país», como adiantou Ana Sofia Antunes.

 

 

Em Loulé, o Balcão funcionará como serviço itinerante, que poderá ser agendado através do contacto telefónico disponibilizado para o efeito.

«A criação deste Balcão é mais um passo para a melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência/incapacidade e das suas famílias através da promoção da igualdade de oportunidades e da plena participação social e económica», frisa a Câmara.

A rede de Balcões de Inclusão começou a ser criada em 2016. Atualmente, são 116 as estruturas existentes em todo o país.

«Estamos a crescer devagarinho, mas de forma consistente e conseguimos demonstrar que esta foi uma aposta certa e concertada», disse a responsável da pasta.

Ana Sofia Antunes, que já esteve em Loulé noutros momentos ligados a intervenções na área da inclusão, saudou a Autarquia, referindo que Loulé é m município que «vai a todas» no que concerne ao empenho em projetos, candidaturas e ao acolher, de forma pioneira iniciativas, nomeadamente ao nível da acessibilidade física, com obra física feita com «muito impacto na qualidade de vida das pessoas com deficiência ou com algum tipo de condicionamento na mobilidade e dos mais idosos».

«Queremos ser cada vez mais um Município inclusivo que não deixa ninguém para trás. Sabemos que há ainda muito para fazer neste capítulo da inclusão das pessoas, e das pessoas com deficiência ainda mais”, considerou Vítor Aleixo. O presidente da Câmara de Loulé destacou igualmente a iniciativa do presidente da Assembleia Municipal, que permitiu normalizar a implementação da língua gestual em iniciativas promovidas pela Autarquia.

 

 



Comentários

pub