“Lixarte” criada em escolas do Algarve mostra-se em Portimão

Projeto junta arte e ativismo por justiça climática

A exposição “LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte”, «um projeto de intervenção artivista, nascido no Algarve, que junta arte e ativismo por justiça climática», vai estar patente até ao dia 26 de Maio, entre as 8h30 e as 17h30, na área de atendimento da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP).

Este projeto, que uniu cinco escolas dos concelhos de Faro e Olhão, começou em 2021 e comtemplou limpezas de praia para posterior elaboração de peças de arte com os materiais recuperados.

Foram, de seguida, criadas peças, que visam «sensibilizar os jovens para a quantidade de lixo que está presente nas nossas praias, mas também para a quantidade de plástico que utilizamos e o que podemos fazer para reduzir essa pegada», segundo a EMARP.

Estes trabalhos culminaram numa exposição itinerante de seis tapeçarias de lixo marinho, inaugurada publicamente no dia 8 de Junho de 2022, para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, que tem percorrido vários locais da região algarvia, como ferramenta de comunicação e sensibilização para o flagelo que o lixo marinho representa.

«Este projeto integra uma peculiar colaboração de escolas, artistas, organizações e entidades em torno da criação artística que alerta para a salvaguarda dos oceanos», conclui a EMARP.

 



Comentários

pub