Livro sobre obra de Óscar Niemeyer apresentado em Faro

Arquiteto brasileiro chegou a projetar um edifício para o Algarve, mas este nunca foi construído

O livro “Um Niemeyer É Sempre Um Niemeyer”, de Carlos Oliveira Santos, vai ser apresentado no dia 29 de Abril, na loja FNAC do Fórum Algarve, em Faro, às 18h30, numa sessão que contará com a presença do autor e de Luís Matos, presidente do Conselho Diretivo Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos.

O livro «aborda a história do projeto de Oscar Niemeyer para o Funchal, iniciado em 1966, que teve, a pedido de Oscar, a colaboração do arquiteto Viana de Lima. Uma obra grandiosa, que constitui um património da arquitetura moderna em Portugal», segundo o Carlos Oliveira Santos.

«Acontece que, em 1964, Oscar Niemeyer realizou um projeto para o Algarve, em Pena Furada, Vila do Bispo, mas que nunca chegou a ser construído. Esta sessão será uma boa ocasião para recordar esse magnífico projeto», acrescenta o autor do livro.

A sessão de dia 29 também vai contar com depoimento de Álvaro Siza e com poema visual de Santiago Calatrava e uma mensagem de Paulo Niemeyer, todos eles arquitetos e colaboradores no livro, à semelhança de Paula Klien, responsável pelas fotografias.

Este livro é editado por ocasião dos dez anos da morte do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, «um dos grandes da arquitetura moderna».

 

 



Comentários

pub