Jovem desaparecida no mar em Monte Gordo foi encontrada com vida por um cargueiro

Buscas duraram cerca de 24 horas, mas tiveram resultado positivo

A jovem de 17 anos que desapareceu no final da tarde de sábado, empurrada pelo vento numa prancha de paddle, na praia do Coelho, em Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, foi hoje encontrada com vida, segundo a Autoridade Marítima.

“A jovem foi encontrada com vida”, disse à agência Lusa o porta-voz e relações públicas da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, José Sousa Luís.

Segundo o Correio da Manhã, a jovem foi avistada por um cargueiro, que deu o alerta às autoridades.

A jovem foi localizada a 25 milhas (cerca de 46 quilómetros) a sul de Vila Real de Santo António por um navio mercante que navegava a caminho de Tânger, em Marrocos.

Um helicóptero da Força Aérea Portuguesa foi enviado para recolher a jovem, que se encontrava num “elevado estado de hipotermia”, ainda em cima da prancha de paddle em que se deslocava quando desapareceu, segundo o comandante da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António. A adolescente foi transportada para o Hospital de Faro.

O capitão do Porto de VRSA explicou ao Jornal de Notícias que, no sábado ao final da tarde, o vento soprava de norte, forte, a cerca de 20 nós, aproximadamente 37 quilómetros por hora. Empurrada para o mar, a jovem terá entrado em pânico e não conseguiu rumar à costa.

Aquele jornal acrescenta que o pai da adolescente, que estava na praia com outros familiares, acompanhados de amigos, ainda tentou chegar junto da jovem a nado, quando a viu em dificuldades, mas não conseguiu alcançá-la.

A partir do momento em que receberam a informação do desaparecimento, “foram ativados todos os meios disponíveis possíveis, que foram muitos”, assegurou o capitão do porto de VRSA.

Nas buscas, estiveram envolvidos 20 operacionais em sete meios dentro de água, assim como um helicóptero pesado da Força Aérea, uma lancha de socorro a náufragos de Espanha e meios da GNR e Proteção Civil, entre outros. As buscas começaram ainda de noite.

Segundo a Câmara de Vila Real de Santo António, para auxiliar nas operações, foi montado um Posto de Coordenação Municipal, às 10h00, no Passadiço de Monte Gordo.

As operações foram coordenadas pelo Capitão do Porto de VRSA, pelo presidente da Câmara Municipal de VRSA e pelo presidente da Junta de Freguesia de Monte Gordo, que estiveram presentes no local.

O Município de VRSA prestou apoio às operações de busca, operacionalização e sustentação logística através do SMPC e dos Serviços Gerais, tendo no terreno 3 veículos e 8 operacionais.

Comentários

pub