IEFP inaugura Centro de Competências do Envelhecimento Ativo em Loulé

Cerimónia conta com a presença de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

{Play}e 

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai inaugurar o Centro Protocolar de Competências do Envelhecimento Ativo (CCEA), no dia 27 de Abril, no Palácio Gama Lobo, em Loulé, a partir das 15h00.

O Centro tem como objetivos «promover a formação em prestação de cuidados aos idosos, valorizar os recursos humanos envolvidos na prestação de cuidados aos idosos, no sentido de qualificar e requalificar os trabalhadores, e investir na formação e capacitação para a prestação diferenciada de cuidados com respostas formativas inovadoras dotando os ativos de competências para respostas mais eficazes face às necessidades do envelhecimento ativo na da sociedade portuguesa», refere o instituto em nota.

As ações promovidas pelo CCEA dirigem-se aos candidatos a emprego em áreas profissionais que se enquadrem no âmbito de atribuições do Centro, incluindo os que se encontrem em situação de desemprego, através da frequência de formação profissional que potencie o (re)ingresso rápido e de qualidade no mercado de trabalho.

Além disso, destinam-se aos trabalhadores das entidades envolvidas na prestação de cuidados a idosos, aos cuidadores informais de idosos e às entidades que promovam a criação e/ou desenvolvimento de projetos neste âmbito.

O Centro protocolar de Competências do Envelhecimento Ativo é inaugurado na sequência do protocolo assinado entre o Instituto do Emprego e da Formação Profissional  e as instituições académicas dos Centros de Referência de Envelhecimento Ativo com reconhecimento europeu que integram a Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo (RePEnSA), nomeadamente a Universidade da Beira Interior (UBI), a Associação de Desenvolvimento do Centro de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD-ABC) e o Instituto da Segurança Social.

O Centro tem contado com o apoio da Câmara Municipal de Loulé desde a fase de projeto, tendo esta inclusive cedido um terreno para a construção do futuro edifício.

A cerimónia de inauguração conta com a presença de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de Vítor Aleixo, presidente da Camara Municipal de Loulé, e do secretário de Estado do Trabalho Miguel Fontes.

 



Comentários

pub