ICNF passa uma semana a mostrar a importância da Ria Formosa

Iniciativa é dedicada aos alunos de escolas dos cinco concelhos abrangidos pelo Parque Natural da Ria Formosa

Sensibilizar os alunos de escolas de Vila Real de Santo António, Tavira, Olhão, Faro e Loulé para a importância da Conservação da Natureza e divulgar o património ambiental comum a estes cinco concelhos é o objetivo de mais uma Semana da Ria Formosa, que vai decorrer entre os dias 16 e 22 de Abril.

A iniciativa, promovida pela Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve (DRCNF-Algarve), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), envolve estudantes dos concelhos abrangidos pelo Parque Natural da Ria Formosa (PNRF).

Este ano a Semana da Ria Formosa começa no domingo 16 abril, em Cacela Velha, com a atividade Passos Contados, que propõe a descoberta da flora do Algarve.

Também em Cacela Velha, decorrerá um Mercadinho da Primavera, onde  se poderá encontrar «artesanato (tradicional e urbano), produtos agrícolas e alimentares e velharias».

As exposições “Geometria do plástico”, na aldeia de Santa Rita, em Vila Real de Santo António, e “Texturas visuais e esculturas”, no Ria Shopping, em Olhão, vão fazer pensar «sobre o impacto do plástico, e de outros materiais recicláveis/reutilizáveis, em ambientes naturais e a necessidade de mudarmos os nossos padrões de consumo e comportamentos no descarte de materiais», segundo o ICNF.

Durante toda a semana, alunos das escolas dos cinco concelhos do PNRF «terão oportunidade de aprender e debater sobre uma grande diversidade de temas, como a bioacústica submarina, observação de aves, história local, projetos de recuperação de fauna selvagem, e ainda conhecer espécies em perigo e ajudar na recuperação de habitats».

 

 

Na sede do PNRF, a Quinta de Marim, em Olhão, será inaugurada a exposição “Insetos em Ordem”, que ficará patente até final de Junho.

As escolas e público visitante do Centro de Educação Ambiental de Marim« terão oportunidade de conhecer 25 espécies de insetos da fauna portuguesa. O jogo didático, associado à exposição, permite-nos conhecer não só as diferentes características das espécies, como também ajuda a compreender o raciocínio utilizado na classificação dessas espécies».

«O PNRF suporta a economia local, sendo palco de grande diversidade de atividades económicas, nomeadamente a cultura e apanha de bivalves, a salicultura, a agricultura e o turismo. Muito procurado por parte de quem deseja obter informação, formação, visitação (férias/lazer) esta área protegida constitui-se também como veículo de sensibilização ambiental e montra de boas práticas junto das populações locais e visitantes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região», acrescenta o ICNF.

Alinhada com os objetivos da comissão de cogestão do PNRF, a Semana da Ria Formosa «visa promover a partilha pedagógica de experiências e, em simultâneo, o desenvolvimento de atividades sobre os valores naturais deste território».

Com este projeto pretende-se «fomentar parcerias entre Entidades Públicas, Privadas e Instituições Sociais numa perspetiva interventiva no meio, com o objetivo de difundir informações, fomentar o conhecimento e práticas que possam incrementar a consciencialização e o reconhecimento da importância da Ria Formosa, contribuindo para a construção de uma consciência ecológica conducente à preservação do património natural e cultural».

Joaquim Castelão Rodrigues, diretor regional da DRCNF – Algarve, considera que «nos dias de hoje, educar para o ambiente assume um papel prioritário» e faz «votos de uma semana cheia de experiências, energia, empenho e muita aprendizagem».

 

 



Comentários

pub