Faro vive “Dias do Jazz” com artistas nacionais e internacionais

7ª edição decorre de 30 de Abril a 14 de Maio e contará com artistas nacionais e internacionais

A 7ª edição do festival “Os Dias do Jazz”, que está de volta à cidade de Faro, de 30 de Abril a 14 de Maio, vai juntar artistas nacionais e internacionais. 

O começo está marcado para o Dia Internacional do Jazz, 30 de Abril, no Teatro das Figuras, com a comemoração dos 20 anos da edição do álbum “A Jazzar no Cinema Português”, uma encomenda do Cineclube de Faro ao contrabaixista Zé Eduardo, cujas músicas foram escolhidas por Anabela Moutinho

Segundo o contrabaixista, trata-se de um concerto que vai ter uma banda de 10 músicos e «arranjos sobre as mesmas canções, mas que vão soar completamente diferente».

Zé Eduardo acredita que esta comemoração trará muitas pessoas ao Teatro das Figuras, «mais que não seja as pessoas que têm o disco, que são muitas, e que querem ver o que se passa 20 anos depois», diz ao Sul Informação.  

Para aqueles que não sabem o que podem esperar, o artista esclarece que se tratará de um concerto em que vai interpretar «músicas eternas (e que toda a gente conhece) com uma visão muito jazzística».

Após este começo, no dia 4 de Maio, no Club Farense, segue-se a apresentação do álbum “NIM”, o novo trabalho do conjunto Leon Baldesberger’s Meersalz, que convida Sara Badalo e Desidério Lázaro.

Gil Silva, diretor do Teatro das Figuras, diz ao nosso jornal que, uma vez mais, o cartaz foi pensado para dar palco «a vários artistas» para que «o público também seja diversificado», dentro do género musical.

Apesar de referir que «o jazz é uma vertente de música com um público muito agregado», frisa que as últimas edições têm juntado «um público razoável».

Ainda assim, o diretor do Teatro das Figuras afirma que o festival “Os Dias do Jazz” ajuda a divulgar este estilo musical. «Acima de tudo ajuda também a cimentar uma oferta de músicos de jazz que existem aqui no Algarve, particularmente em Faro, porque também lhes dá palco num evento que já vai ganhando alguma notoriedade», remata Gil Silva.

No 5 de Maio o Teatro Lethes abre as suas portas para Desidério Lázaro Quarteto, com a celebração de mais de uma década de edições. Toca “Oblivion”, 9º álbum em nome próprio do autor algarvio, que surge como álbum conclusivo da tetralogia iniciada com Samsara (2012), seguida de Moving (2018) e Homegrown (2019), cuja temática dominante foi a reflexão filosófica sobre a condição humana e respetivas emoções.

Chega a vez dos britânicos Ebi Soda, que fazem ouvir a sua abordagem inovadora no Teatro das Figuras, a 6 de Maio.

Este ano estará também em destaque mais música nova, com Miguel Martins acompanhado por dois nomes importantes do Jazz português, José Salgueiro na bateria e Carlos Barreto ao contrabaixo. O conjunto Miguel Martins “Kaleidoscópio” apresenta o seu novo disco “ATMAN” na Associação Recreativa e Cultural de Músicos, no dia 12 de Maio.

O momento que reúne o maior número de músicos em palco acontece no Teatro das Figuras a 13 de Maio, com a grande voz do Jazz brasileiro Alaíde Costa que se une à Orquestra de Jazz do Algarve para uma noite no Grande Auditório.

O festival termina no Club Farense, no dia 14, com Zé Eduardo, que convida para “Um Copo de Jazz” todos os amantes da música para um fim de tarde de Jazz de alta qualidade pela mão de um dos melhores saxofonistas europeus, Perico Sambeat, acompanhado pelo sólido trio do contrabaixista.

Os bilhetes já disponíveis nos locais dos eventos e custam entre 5 e 10 euros

 



Comentários

pub