Escola Básica Ria Formosa e EB1 da Ferradeira promovem rastreio de daltonismo

Objetivo é «fomentar a inclusão de todos os membros da comunidade escolar, promovendo a Saúde e o Bem-estar»

O Agrupamento de Escolas João de Deus está a desenvolver esta sexta-feira, 21 de Abril, uma ação de rastreio de daltonismo e acuidade visual, junto dos alunos do 3º ano da Escola Básica Ria Formosa e EB1 da Ferradeira.

Para o Agrupamento João de Deus, esta é mais uma forma de «fomentar a inclusão de todos os membros da comunidade escolar, promovendo a Saúde e o Bem-estar».

Com o apoio do Projeto de Ciência Viva na Escola e a colaboração da ColorADD e da MultiOpticas – Grandvision, o agrupamento pretende colocar em prática, pela primeira vez na região Algarvia, um projeto inovador na área do daltonismo, que tem vindo a ser desenvolvido.

Paralelamente, o Agrupamento está a incluir nas suas bibliotecas uma simbologia de apoio aos daltónicos, “ColorADD, o Alfabeto das Cores”, na utilização de livros de acordo com a Classificação Decimal Universal.

Em nota, este agrupamento farense reforça que «o daltonismo é uma perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se, muitas vezes, pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho»-.

«Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de uma lesão nos olhos ou de uma lesão de origem neurológica. Estima-se que 8% a 10% dos homens e 0,5% das mulheres, com ascendência genética europeia, sofram de daltonismo», esclarece ainda.

 



Comentários

pub