Comissário do Plano Nacional das Artes visita Faro e São Brás de Alportel

No âmbito da Bienal Cultura e Educação – Retrovisor: uma História do Futuro

Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, estará de visita a Faro e São Brás de Alportel, entre hoje e 29 de Abril, para participar nas várias iniciativas organizadas pelos Agrupamentos de Escolas, pelos municípios e pelos agentes culturais dos dois concelhos. 

A visita acontece no âmbito da Bienal Cultura e Educação Retrovisor: uma História do Futuro, que decorre entre Março e Junho em todo o território nacional.

Esta quinta-feira, dia 27, por volta das 19h00, o comissário participa numa das propostas do Pele – Percurso Artístico Faro, da responsabilidade do Agrupamento de Escola Pinheiro e Rosa, que terá lugar na Ermida de Santo António, em Faro, e que propõe uma experiência de “comida encenada”: (W)RAP com Sabor a Mar. 

Na sexta-feira, dia 28, entre as 9h00 e as 13h00, marcará presença como orador, juntamente com Cristina Veiga-Pires, diretora executiva do Centro de Ciência Viva do Algarve, no I Painel da Conferência de Arte e Ciência, promovida pelo Agrupamento de Escola Pinheiro e Rosa e que irá decorrer na delegação regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

No final da conferência, haverá um momento solene de assinatura de protocolo de colaboração entre o Plano Nacional das Artes e a Direção Regional de Cultura do Algarve para a realização de ações conjuntas, «com o objetivo de potenciar a criatividade, o pensamento crítico, a proximidade e familiaridade com as artes e os processos criativos, com destaque para o acesso às artes da comunidade escolar do Algarve», explica.

No mesmo dia, às 15h00, Paulo Pires do Vale desloca-se ao concelho de São Brás de Alportel, mais precisamente à Fonte da Mesquita, para participar nas atividades culturais da “Caravana das Variedades”, evento organizado, no âmbito desta bienal, pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, em parceria com a Câmara Municipal, o Coletivo de Teatro do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, a associação Teatro Improviso de Intervenção e o projeto A Banda vai à Escola.

Por fim, no sábado, 29, de manhã, volta a participar nas atividades do Pele – Percurso Artístico Faro, nos eventos propostos para a rua de Santo António: Inside Baixa Criativa – Quadros Vivos/Beat Walk (numa parceria com a 2ª edição do evento Baixa Criativa) e na feira “A Arte mexe contigo” que decorre ao longo do dia, nas instalações do IPDJ, em Faro.

 



Comentários

pub