Castro Marim recebe Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Final realiza-se no dia 3 de Junho

A Biblioteca Municipal de Castro Marim recebeu no dia 18 de Abril a Fase Intermunicipal da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura, destinada a apurar dois alunos por ciclo de ensino para representarem o Algarve na Final, que se realizará 3 de Junho.

O evento contou com a participação de 100 alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, assim como, dos seus professores, professores bibliotecários e bibliotecários municipais. Participaram na iniciativa, além do concelho anfitrião Castro Marim, os concelhos de VRSA, Alcoutim, Tavira, Olhão, Faro, Loulé, Albufeira, Portimão, Lagos e Monchique.

Esteve também presente o músico Afonso Dias.

Com duas provas de seleção (escrita e oral, de palco), a concurso estiveram as obras “A Menina com os Olhos Ocupados”, André Carilho,  Porto Editora (1.º Ciclo), “Noa”, Susana Cardoso Ferreira e Raquel Costa, Oficina do Livro, (2.º Ciclo), “Flush, Biografia de um Cão”, Virgínia Woolf, Livros do Brasil, (3.º Ciclo) e “O carteiro de Pablo Neruda”, António Skarmeta, Editorial Teorema, (Ensino secundário).

O júri contou com escritores como José Carlos Barros, Prémio LeYa 2021, Ana Amorim Dias e Fátima Valentim.

O apuramento dos participantes ocorreu em duas etapas, uma escrita, sobre um dos livros supramencionados, e a prova oral constituída por momento de leitura expressiva de texto e breve momento de Argumentação.

No que respeita ao 1º ciclo, os alunos apurados para a fase nacional foram Helena Ramos, Escola EB1, nº3 de Loulé, e Tiago Arsénio, Escola EB1 da Ameijoeira, Lagos.

Do 2º ciclo, os alunos apurados para a fase nacional foram Lia Beatriz Filipe, Escola EB 2.3 D. José I, de VRSA, e Matilde Costa Jorge, Escola EB2.3 Eng Duarte Pacheco, Loulé.

Já no 3º ciclo, os alunos que também representarão o Algarve na fase nacional serão Beatriz Pisco, da Escola EB2.3 Dr. Joaquim Magalhães, Faro, e Maria Inês Viegas Passos, Escola EB 2.3 Dom Paio Peres Correia, Tavira.

Do ensino secundário foram apurados para a fase nacional os alunos Bruno Tomás Almeida e Laura Orge dos Santos, ambos da Escola Secundária de Loulé.

Todos os alunos apurados para a fase final receberam um vale FNAC no valor de 150 euros, oferecido pelo Município de Castro Marim. A todos os alunos participantes foram ainda entregues diplomas e lembranças. A festa encerrou com um grande almoço convívio oferecido pela autarquia.

O Concurso Nacional de Leitura é organizado pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas, Autarquias e Bibliotecas Municipais, e tem como objetivo «estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora».

 



Comentários

pub