Castro Marim acolhe final regional do Concurso Nacional de Leitura

Final decorre no dia 18 de Abril, às 10h30

A Biblioteca Municipal de Castro Marim vai acolher, no dia 18 de Abril, às 10h30, a final regional 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2022/23, que irá juntar cerca de 100 alunos do ensino básico e do secundário.

De cada nível de ensino, apuram-se dois vencedores para representar o Algarve na final, em Lisboa.

«Os principais objetivos do CNL são a promoção do gosto pela leitura entre os jovens, o conhecimento de autores de diversas gerações e de diferentes estilos literários, num encontro que pretende ser uma grande festa do livro e de convívio salutar entre todos os participantes, em torno da leitura», refere a autarquia.

Com duas provas de seleção (escrita e oral, de palco), a concurso estão as obras “A Menina com os Olhos Ocupados”, de André Carilho, Porto Editora, (1.º Ciclo), “Noa”, de Susana Cardoso Ferreira e Raquel Costa, Oficina do Livro, (2.º Ciclo), “Flush, Biografia de um Cão”, de Virgínia Woolf, Livros do Brasil, (3.º Ciclo), e “O carteiro de Pablo Neruda”, António Skarmeta, Editorial Teorema (ensino secundário).

O júri é constituído por escritores do território: José Carlos Barros, Prémio LeYa 2021, Ana Amorim Dias e Fátima Valentim.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa promovida no âmbito do Plano Nacional de Leitura, numa parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Rede das Bibliotecas Escolares, autarquias locais e RTP.

 

 



Comentários

pub