Ana Abrunhosa garante apoio na reabilitação e consolidação do Castelo de Castro Marim

Trata-se de um investimento que ascenderá os 10 milhões de euros

Em visita ao Município de Castro Marim, a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa garantiu apoio na reabilitação e consolidação do Castelo. 

De acordo com a autarquia, o repto já tinha sido lançado numa primeira visita ao território, aquando do Conselho de Ministros no Algarve, que decorreu em Fevereiro, e foi logo assegurado um acordo para a constituição de um grupo interministerial, a fim de se criar uma plataforma de concertação deste projeto «de interesse nacional, imprescindível à diversificação da base económica e à valorização do património nacional, que não pode ficar refém de procedimentos que inviabilizam os mecanismos financeiros necessários».

Em nota, o Município recorda que há mais de 40 anos que tenta desbloquear uma intervenção estruturada no Castelo da Vila dado que o monumento «carece de uma urgente e consolidada intervenção, mas que tem sido consecutivamente condicionada e travada pela inoperância entre os mecanismos financeiros e os mecanismos técnicos necessários para avançar».

A reabilitação incluirá um conjunto de intervenções, dividido em várias fases – consolidação do anel viário, consolidação da estrutura amuralhada, reabilitação e refuncionalização do interior do Castelo – cujo investimento ascenderá os 10 milhões de euros.

Além de evitar o colapso da estrutura atualmente, a intervenção irá constituir o Castelo «como equipamento turístico e cultural qualificativo e de elevada potencialidade para a prestação de eventos», refere a autarquia.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub