Alte reforça rede das Aldeias de Portugal

Há mais oito localidades no país classificadas como “Aldeias de Portugal”, uma delas no Algarve

A marca que atesta a identidade dos territórios mais genuínos do país chega agora a oito novas aldeias. Uma delas é Alte, no concelho de Loulé, que se junta, neste novo lote, a Podence, onde o Entrudo Chocalheiro integra desde 2019 o Património Cultural Imaterial, bem como a Algoso, Argas, Folhense, Moimenta da Raia, Sambade e Vale de Ílhavo.

Alte classificou-se como Aldeia de Portugal «por aspetos como o seu enquadramento cénico na Serra do Caldeirão, o seu casario branco de chaminés rendilhadas e a sua tradição de fabrico de brinquedos em madeira, figuras em esparto seco e cestaria em folha de palma».

«Junto à cascata da Queda do Vigário, a localidade disponibiliza ainda propostas culturais como o seu tradicional Carnaval, o Polo Museológico Cândido Guerreiro, que evoca a obra do poeta e aristocrata local, e o Festival Fusos, que anualmente reúne criadores de diferentes expressões artísticas – contribuindo para que Alte tenha a reputação de acolher “algumas das festas mais famosas do interior do Algarve”», acrescentam os promotores da iniciativa.

Além de Alte, no Algarve a lista das Aldeias de Portugal integrava já a localidade de Cachopo, na Serra do Caldeirão, no interior do concelho de Tavira.

É por essa oferta “tão eclética” que Teresa Pouzada defende: “Estas novas adesões só provam como as Aldeias de Portugal, mesmo nas circunstâncias mais rurais, podem ser ativas, dinâmicas e, na realidade, uma verdadeira fonte de inspiração no que se refere à qualidade de vida a que todos devemos aspirar enquanto sociedade”.

A marca Aldeias de Portugal foi criada pela Associação do Turismo de Aldeia, entidade composta por várias instituições empenhadas em potenciar o desenvolvimento socioeconómico, a promoção turística e a preservação patrimonial dos territórios rurais mais representativos das origens da genuína identidade portuguesa.

 



Comentários

pub