Algarve aposta no turismo criativo, cultural e gastronómico para atrair turistas espanhóis

Turismo do Algarve vai promover ações em Espanha ao longo de três meses

O Turismo do Algarve vai mostrar os seus saberes e sabores tradicionais, «do artesanato à gastronomia e aos seus produtos agroalimentares locais», em ações promocionais que serão realizadas junto das comunidades de Madrid, Catalunha e País Basco, em Espanha, nos meses de Abril, Maio e Junho.

A primeira destas ações, que terão como chapéu o «Turismo Cultural, o Turismo Criativo e a Dieta Mediterrânica», vai decorrer já amanhã, dia 18, em Madrid, onde a oferta turística algarvia será apresentada «a um grupo de agentes de viagens do grupo Ávoris, detentor das marcas Btravel, Halcon Viajes, RAAC Travel e Viajes Ecuador, entre outras, seguida de um cocktail de networking».

A ação na capital espanhola contará com a presença de João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.

O modelo de ação promocional e networking será replicado em Barcelona, no dia 27 de Abril, «onde um segundo grupo de agentes de viagens do grupo Ávoris aprofundará o conhecimento sobre a oferta turística e cultural do Algarve».

 

 

Entre 5 e 7 de Maio, a comitiva algarvia vai estar na feira de turismo «Expovacaciones», em Bilbau, «onde a região contará com um espaço próprio com 10 balcões de informação e promoção turística junto de profissionais do setor e do público em geral».

Além da Região de Turismo do Algarve (RTA), estarão representados os municípios de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Tavira e Vila Real de Santo António.

O stand do Algarve na «Expovacaciones» será animado com a divulgação da oferta cultural algarvia e com demonstrações gastronómicas «para promover a Dieta Mediterrânica entre os bascos, que este verão ganham uma ligação aérea direta de Bilbau para Faro».

«A nova rota aérea será operada pela Volotea e vai ter duas frequências semanais, disponibilizando mais de 12 mil lugares durante a operação, que se estende do final de Maio ao início de Outubro», recorda o Turismo do Algarve.

 

 

De 25 a 28 Maio realiza-se uma visita de familiarização com o destino para agentes de viagens espanhóis.

«A Fam Trip Algarve vai dar a conhecer a oferta de experiências culturais e criativas baseadas no artesanato e produtos agroalimentares locais que existe na região, bem como a oferta de eventos artísticos e culturais do destino, passando a imagem do Algarve enquanto região ímpar, com grande diversidade de oferta de experiências e de eventos de animação ao longo de todo o ano», revela.

Em Maio e Junho decorrerão ainda duas campanhas de comunicação multimeios, que vão, «através das redes sociais, sítios na Internet, blogues, imprensa, passatempos, fotografia e vídeo, impactar os residentes nas comunidades espanholas de Andaluzia, Madrid, Estremadura e Galiza, com o objetivo de motivarem os turistas a usufruírem da oferta de experiências de turismo criativo e de eventos artísticos e culturais existente na região, promovendo um maior envolvimento e proximidade com o destino, reforçando assim a notoriedade da marca Algarve».

 

 

«O mercado espanhol representava, no período pré-pandemia, mais de 400 mil hóspedes e mais de 1,1 milhões de dormidas anuais no alojamento turístico do Algarve, maioritariamente concentradas no período da Páscoa e nos meses de verão. Com este conjunto de iniciativas pretende-se também reforçar o combate à sazonalidade da procura turística da região com origem neste importante mercado de proximidade», salienta o Turismo do Algarve.

Estas ações de promoção do Algarve em Espanha enquadram-se no projeto Algarve Premium (visando promover a internacionalização de produtos de excelência da região do Algarve, sendo que as atividades da RTA neste projeto incidem no Turismo Cultural e Criativo, em particular na promoção de um calendário anual de eventos culturais) e no projeto Algarve Craft & Food (visando promover experiências turísticas sustentáveis, sobretudo nas zonas rurais e no interior algarvio, apoiando e revitalizando em simultâneo práticas tradicionais que ajudem a aumentar o rendimento de artesãos e produtores alimentares locais), ambos os projetos cofinanciados pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve

 

 

 



Comentários

pub