111 pilotos vão correr as “6 Horas de Portimão”

Jacques Villeneuve é um dos grandes nomes

37 carros e 111 pilotos vão participar na prova das “6 Horas de Portimão”, no dia 16 de Abril, no Autódromo Internacional do Algarve. 

«A lista de inscritos para as 6 Horas de Portimão (WEC) é feita de enorme qualidade e muita variedade», diz o Autódromo, em nota de imprensa.

Jacques Villeneuve, campeão do Mundo de Fórmula 1 (F1) em 1997 e vencedor das 500 milhas Indianápolis em 1995, é um dos grandes nomes, mas há mais 12 nomes que passaram pelos Grandes Prémios de F1, casos de António Giovinazzi e Pietro Fittipaldi, ainda pilotos de testes de equipas da disciplina, ou com vitórias e pódios nessa categoria como Robert Kubica, Kamui Kobayashi e Daniil Kvyat.

A esses juntam-se Esteban Guerrieri, Andre Lotterer, Sebastien Buemi, Brendon Hartley, Paul di Resta, Jean-Eric Vérgne e Giedo Van der Garde.

Campeões do Mundo no WEC desde 2012 estão presentes 15. Da categoria LMP, haverá 10: Earl Bamber, Mike Conway, Buemi, Loic Duval, Romain Dumas, Lotterer, Kobayashi, Hartley, José Maria Lopez e Ryo Hirakawa. Acrescentam-se mais cinco do Mundial de GT: Kevin Estre, Michael Christensen, Alessandro Pier Guidi, James Calado e Nicki Thiim.

Com títulos na Taça do Mundo de LMP2 surgem António Félix da Costa, Julien Canal, Gustavo Menezes, Philip Hanson, Frijns, Ferdinand von Habsburg e Charles Milesi, sete nomes a que se juntam mais cinco que venceram a Taça do Mundo de LMGTE-Am desde 2012: David Heinemeier-Hansson, Paul Dalla Lana, Nicklas Nielsen, Alessio Rovera e Ben Keating,

Vencedores na geral nas “24 Horas de Le Mans” são 10, entre eles todos os seis pilotos da Toyota Gazzo Racing, aos quais se somam Lotterer, Bamber, Duval e Dumas.

«Se falarmos de vencedores nas classes em Le Mans, onde António Félix da Costa está na lista, chegamos quase a uma vintena de nomes», explica o Autódromo Internacional do Algarve.

Há também nove campeões do European Le Mans Series (ELMS): Olivier Pla, Harry Tincknell, Van der Garde, Memo Rojas, Hanson, Deletraz, Kubica, Ye Yefei e Habsburg.

Do atual plantel do Mundial de Fórmula E, além de António Félix da Costa, estão presentes Vergne, Robin Frijns, Nico Muller, Buemi e Lotterer, sendo que o português e Buemi garantiram títulos na disciplina.

Também vão participar António Fuoco, Alex Lynn, Tom Dillmann, Juan Manuel Correa, Sean Galael, Oli Caldwell, Louis Deletraz, Yifei e David Beckmann.

«Nos Gentlemen-Drivers merece destaque o alemão Christian Ried, o único piloto presente em todas as provas do WEC. Conseguiu 12 vitórias na categoria LMGTE-Am, onde foi vice-campeão por duas vezes, somando 24 pódios, o último dos quais com um 2º lugar nas 1000 Milhas de Sebring, na abertura da temporada 2023», conclui o Autódromo Internacional do Algarve.

 



Comentários

pub