10 concelhos algarvios em perigo muito elevado de incêndio hoje

Temperaturas máximas vão oscilar entre os 22ºC na Guarda e os 29ºC em Faro

Aljezur, Monchique, Lagos, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim e Alcoutim apresentam hoje um perigo muito elevado de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Também no distrito de Santarém estão sob este risco os concelhos de Tomar e Vila Nova de Barquinha.

Em risco elevado o IPMA colocou cerca de seis dezenas de outros municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Lisboa, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral até início da manhã e com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco, e diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde.

Durante a tarde nas regiões do interior, há possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e o vento soprará fraco a moderado do quadrante norte e por vezes forte nas terras altas da região Centro e na faixa costeira durante a tarde.

As previsões apontam para uma pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 22ºC na Guarda e os 29ºC em Faro.

 



Comentários

pub