Viver o Verão regressa em versão alargada para crianças e jovens

Inscrições decorrem entre 10 e 21 de Abril (para monitores) e de 2 a 12 de Maio para os participantes

A Câmara Municipal de Lagos vai dar este ano continuidade ao programa de ocupação de tempos livres para crianças e jovens, retomando a versão alargada do “Viver o Verão”.

O período de participação destinado às crianças volta a ser mensal, estando previsto o alargamento do número de vagas e o aumento da bolsa atribuída aos jovens monitores.

Promover atividades durante o maior período das férias escolares, desenvolver competências pessoais e sociais, incentivar hábitos de vida saudáveis, estimular as capacidades criativas e educar para a cidadania, continuam, no entanto, a ser os objetivos deste projeto.

Cerca de 700 crianças e jovens – distribuídos entre minis (6 aos 13 anos), juniores (14 e 15 anos) e monitores (jovens com idades entre os 16 e os 29 anos) – é o número global de participantes que o município espera envolver nas atividades lúdico-pedagógicas, desportivas e saídas de campo que irão decorrer nos meses de Julho e Agosto, simultaneamente na cidade e nos núcleos de Bensafrim e Barão de São João, Luz e Odiáxere.

No núcleo de Lagos irão funcionar três regimes horários: de manhã, entre as 9h00 e as 13h00, à tarde, entre as 14h00 e as 17h00, e de manhã e à tarde, das 9h00 às 13h e das 14h00 às 17h00, com a possibilidade de disponibilização de almoço na modalidade de dia completo.

Nos restantes núcleos, o programa funcionará exclusivamente no período da manhã. Para as crianças mais novas serão abertas 528 vagas.

Com um papel diferenciado na estrutura de funcionamento do “Viver o Verão”, os juniores (jovens de 14 e 15 anos) serão assistentes dos monitores nos grupos de crianças mais pequenas, com o objetivo de iniciarem uma aprendizagem, «em contexto real, das funções que poderão vir a desempenhar futuramente, estando prevista a abertura de 44 vagas nesta edição», esclarece a autarquia.

Para as atividades estão ainda destinados 108 jovens monitores que irão acompanhar e assegurar a segurança das crianças durante o período em que decorrem as atividades e nas saídas ao exterior.

Para além da função de “Monitor de Grupos de Crianças”, os jovens podem optar por colaborar com o Serviço de Promoção Ambiental em campanhas de sensibilização ambiental nas praias ou com o Serviço de Apoio à Família da autarquia.

Para concretizar esta edição do “Viver o Verão” o município afetou um orçamento de mais de 160 mil euros, a que se somam os encargos assumidos pelas quatro freguesias do concelho, que são parceiras no desenvolvimento deste projeto, custeando o pagamento da equipa que
estará encarregue do acompanhamento das atividades no terreno.

As inscrições para o programa decorrem entre 10 e 21 de Abril (para monitores) e de 2 a 12 de Maio (para os participantes), e devem ser feitas através do preenchimento e submissão de formulário próprio, a disponibilizar no site do município.

 



Comentários

pub