Vila Real de Santo António vai viajar até ao século XVIII

Haverá um baile de máscaras em homenagem a D. José I

Chama-se “Festival Histórico Vila Real de Santo António Setecentista” e vai retratar o quotidiano do século XVIII. Este novo evento, que se realizará de 12 a 14 de Maio, foi apresentado esta quinta-feira, 2 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). 

A iniciativa destina-se a assinalar o 247º aniversário da fundação de Vila Real de Santo António.

«Desde as recriações históricas, passando pelos cortejos, espetáculos e animações e terminando nos mercados e banquetes, não vão faltar motivos para visitar a cidade e o seu centro histórico e ficar a conhecer todas as personagens de época», diz a Câmara de VRSA.

«Com entrada livre, serão três dias num ambiente e cenário únicos, constituídos pelo traçado urbano da zona histórica e pela imponência da Praça Marquês de Pombal», acrescenta.

De acordo com Conceição Pires, vereadora da Câmara Municipal de VRSA com o pelouro da cultura e educação, o Festival Histórico Vila Real de Santo António Setecentista «pretende constituir-se como uma referência cultural e guiar-se pelo rigor histórico, dando relevo ao importante legado cultural, histórico e arquitetónico da vila fundada entre 1774 e 1776 por expressa vontade do Marquês de Pombal».

Durante todos os dias do evento não faltará animação, teatralizações que retratam episódios da história de Vila Real de Santo António, em transversalidade com a História de Portugal, recriações, mercados e espetáculos com muita luz e cor.

Propõem-se ainda animações teatro-circenses, com diversos ambientes cénicos, retratando episódios históricos ou cenas da vida quotidiana.

Disso serão exemplo o cortejo histórico pelas ruas do Centro Histórico, a encenação do desembarque dos piratas e do julgamento dos saltimbancos, a dramatização de um auto de fé, ou a recriação do aniversário do Marquês.

Durante o festival, serão realizados malabares de fogo, assim como espetáculos interativos com o público (jogos, luta de cena, esgrima artística, entre outros).

No mercado, decorrerão, em permanência, várias atividades lúdicas tais como música e dança, canto, malabarismo e acrobacia, jogos de destreza, falcoaria, treino de armas, entre outras atrações.

Um baile de máscaras, em homenagem a D. José I, no melhor estilo de carnaval veneziano, com aula de etiqueta e dança da época remata o programa.

 



Comentários

pub