“Sophia Estudante”: Universidade do Algarve vence Melhor Curta-Metragem de Animação

“A Semente que Palpita”, de Marta Ribeiro, Alice Afonso, Tiago Pimenta e Laura Pires foi a curta vencedora

A Universidade do Algarve foi a vencedora do Sophia Estudante” na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação com “A Semente que Palpita”, de Marta Ribeiro, Alice Afonso, Tiago Pimenta e Laura Pires. 

Os vencedores da 9ª edição destes prémios – nas categorias de Animação, Documentário, Ficção, Experimental, Cartaz e Mestrado/Doutoramento – foram anunciados este domingo, 5 de Março, em Albufeira, pela Academia Portuguesa de Cinema, sendo que das 39 curtas-metragens a concurso foram distinguidas 15 e duas receberam menções honrosas.

Ainda na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, da qual a Universidade do Algarve saiu vencedora, o segundo lugar foi para “TUNDRA”, de Daniel Monteiro da Escola Superior de Media Artes e Design, e “Juni e Evy”, de Matilde Senos, University for the Creative Arts.

“Enquanto houver Ovelhas”, de João Mendes Pinto da Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes, foi o vencedor na categoria de Melhor Curta-Metragem Documentário.

“Panem Aurorae”, de Inês Catita, Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes, e “Natan”, de Cátia Alpedrinha e Catarina Eduardo, da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, ocupam o segundo e terceiro lugar, respetivamente. Nesta categoria, foi ainda atribuída uma menção honrosa a ”Um Dia Um Rio”, de Diana Caneira, da Escola Superior de Arte Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria.

O prémio de Melhor Curta-Metragem Experimental foi entregue a Diogo Bento da Universidade Lusófona pela realização de “Esqueci-me que tinha Medo”. “City Life”, de Afonso Carreira e Raul Reis, da ETIC, e “O Tempo Escreve a Vermelho” de Patrícia Fernandes, da Universidade da Beira Interior, ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

“Encoberto”, de Rodrigo Rebello de Andrade, da Escola Superior de Teatro e Cinema foi o vencedor na categoria Melhor Curta-Metragem de Ficção. O segundo lugar foi ocupado por “O Tempo e a Vontade de Ficar”, de Henrique Linhales Rangel, da Universidade da Beira Interior, e “Vanette” de Maria Beatriz Castelo, da Universidade Lusófona, ficou na terceira posição.

O prémio de Melhor Curta-Metragem de Mestrado e Doutoramento foi para “Corpo e Paisagem”, de Raquel Medeiros, da Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Na segunda posição ficou “O Abafador”, de Silvana Torricella da Escola Superior de Media Artes e Design, enquanto “Midnight Glow”, de Pedro Hasrouny, da Universidade Lusófona, recebeu o prémio do terceiro lugar.

A Academia Portuguesa de Cinema atribuiu ainda uma menção honrosa à curta-metragem “O Que Ainda Não Tem Nome”, de Cybelle Mendes, da Universidade da Beira Interior.

Na categoria de Melhor Cartaz, o vencedor foi “Tundra”, de Daniel Monteiro da Escola Superior de Media, Artes e Design. “Faísca” , de Laura Equi, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve ficou em segundo lugar, enquanto “The Space in Between” de Joana Dantas, da Universidade do Minho, e “Utopia”, de Beatriz Carmo e Carlos Brás, da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, ficaram no terceiro lugar.

Os primeiros classificados das categorias Animação, Documentário, Ficção e Experimental ficam assim entre os candidatos a nomeados para o grande Prémio Sophia Estudante, que será entregue na cerimónia dos Prémios Sophia a realizar a 21 de Maio no Casino do Estoril.

Este foi o segundo ano consecutivo em que os Prémios Sophia Estudante decorreram em Albufeira.

Durante o fim-de-semana, 200 jovens participantes puderam assistir a uma masterclass de João Nunes, “Work in Progress: A escrita audiovisual no Século XXI”, num debate sobre a importância da escrita para as imagens em movimento com a colaboração da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, intitulado “No Princípio era o Verbo” e também na conversa “Mitos e Lendas”, com Frederico Serra e Nuno Soler, onde se discutiu a adaptação do mundo para cinema e televisão.

Os Prémios Sophia Estudante são uma iniciativa realizada em colaboração com a Academia Portuguesa de Cinema – Associação Portuguesa de Artes e Ciências Cinematográficas, que «tem por objetivo incentivar e motivar os jovens futuros cineastas, estimular os institutos de ensino e respetivo corpo docente e favorecer o debate e a partilha de experiências, através da presença de diversos especialistas nacionais e internacionais, realização de workshops e oficinas, masterclasses, visionamento de filmes nomeados e entrega de prémios aos melhores filmes em competição».

 



Comentários

pub