Secretário de Estado do Ensino Superior visitou Universidade do Algarve

Iniciativa realizou-se no âmbito do “Governo + Próximo”

Pedro Nuno Teixeira, secretário de Estado do Ensino Superior, visitou esta quinta-feira, 2 de Março, várias estruturas na Universidade do Algarve, no âmbito do “Governo + Próximo”. 

A visita iniciou-se às 14h30 no UAlg Tech Campus – Aceleradora de Empresas da Universidade do Algarve, seguindo-se a residência universitária feminina do Campus da Penha e o Polo da UAlg em Portimão.

Ao nível da incubação, Hugo Barros, chefe de Divisão do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, apresentou o trabalho e os resultados da UAlg Tec Start, bem como as empresas criadas na região, resultantes do trabalho de promoção do espírito empreendedor e de aceleração de ideias.

Ao nível da aceleração, a apresentação da Universidade permitiu dar a conhecer as estratégias verticais da Instituição, nomeadamente: UAlg Tec Campus, UAlg Tec Health – Centro de Simulação Clínica, Polo Tecnológico no setor dos transportes, mobilidade e soluções energéticas, a instalar em Portimão, em parceria com a Parkalgar, especializado no setor da Energia e Mobilidade, e UAlg Tec MED – Centro de Competências focado na Investigação e Inovação, Transferência de Conhecimento, e Descoberta Empreendedora, focalizado na Dieta Mediterrânica, agregando competências nas áreas da engenharia Alimentar, Turismo, Agronomia, AgroTech, e Património (ainda em projeto).

Esta iniciativa permitiu dar a conhecer a Pedro Nuno Teixeira a estratégia da UAlg, naquilo que é assumido como a sua terceira missão (extensão), e dar a conhecer as empresas instaladas no UAlg Tec Campus, numa visita que contou com o reitor Paulo Águas e vários membros da equipa reitoral.

Atualmente, estão alojadas no Tec Campus 17 empresas (nacionais e internacionais), três empreendedores em regime de Empresário em Nome Individual (ENI), com cerca de 300 colaboradores, numa área de 4.500 m2.

Acompanhado pelo administrador dos Serviços de Ação Social da UAlg António Cabecinha, o secretário de Estado visitou a residência universitária feminina do Campus da Penha que irá ser alvo de reabilitação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A visita terminou na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) no Campus de Portimão, onde o secretário de Estado também foi recebido pela diretora da ESGHT Alexandra Rodrigues Gonçalves, pelo coordenador do Campus de Portimão Pedro Garcês, e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão Álvaro Miguel Bila.

 

 



Comentários

pub