Sapadores Florestais de São Brás de Alportel completam 5 anos de atividade

Equipa foi criada a 15 de Março de 2018

A Equipa de Sapadores Florestais do Município de São Brás de Alportel completa esta terça-feira, 15 de Março, cinco anos de atividade contínua na missão de prevenção de incêndios rurais, valorização do território e proximidade com a população.

Sob coordenação do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, gerida pelo Município de São Brás de Alportel e integrada no Serviço Municipal de Proteção Civil, esta equipa tem vindo a desenvolver trabalhos preventivos considerados «de extrema importância no território do município», tanto ao nível da Defesa da Floresta Contra Incêndios como na manutenção do espaço rural.

A limpeza e manutenção de caminhos e acessos em espaço rural ou florestal, a criação de Faixas de Gestão de Combustível na envolvente de infraestruturas, a limpeza e desobstrução de linhas de água são alguns dos trabalhos que os sapadores concretizam de forma contínua no concelho.

Próxima da comunidade, a equipa tem ainda vindo a desenvolver ações de sensibilização, acompanhamento e apoio na realização de queimas, e um conjunto de ações de vigilância do espaço florestal e caso de necessidade.

No âmbito das suas funções, os sapadores florestais realizam atividades como a silvicultura preventiva, nomeadamente a gestão de combustível florestal, recorrendo a técnicas manuais, moto manuais, mecânicas ou fogo controlado, entre outras, a manutenção e proteção de povoamentos florestais, promovendo a gestão florestal e o controlo de agentes bióticos nocivos, a silvicultura de caráter geral, a instalação, manutenção e beneficiação de infraestruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão rural, sensibilização das populações, vigilância, primeira intervenção e apoio ao combate a incêndios rurais, apoio a operações de rescaldo e vigilância ativa pós-rescaldo e ações de estabilização de emergência que promovam a recuperação do potencial produtivo.

“A equipa de sapadores florestais tem sido fundamental, quer na concretização de trabalhos essenciais à prevenção, quer na articulação de ações com outras entidades parceiras, de forma a otimizar recursos e ampliar a capacidade de execução no território são-brasense. O trabalho realizado pelos elementos desta equipa de sapadores é essencial para a proteção e salvaguarda da nossa população e do nosso território”, refere Vitor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.



Comentários

pub