São Brás de Alportel investe quase meio milhão no apoio ao associativismo

Verba deste ano representa um reforço de mais de 34 mil euros

O Município de São Brás de Alportel formalizou esta quinta-feira, 9 de Março, os protocolos de apoio ao associativismo para este ano com a assinatura de 23 protocolos que totalizam um investimento municipal de 498.163,50 euros. 

No mesmo dia, a autarquia realizou uma reunião de planeamento das atividades com todas as associações.

A verba, que representa um reforço de 34.331,62 euros, cerca de 7,4%, por relação aos apoios regulares concedidos em 2022, foi distribuída por 23 Protocolos de Cooperação e Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo estabelecidos com 21 associações locais, sendo apoiado, pela primeira vez, o Agrupamento 1330 do Corpo Nacional Escutas (CNE) de São Brás de Alportel.

«Apesar de todas as dificuldades que a Guerra da Ucrânia, que sucedeu a uma crise pandémica, está a criar também na gestão do orçamento municipal, investir nas nossas associações é investir nas pessoas e na qualidade de vida do nosso concelho, sendo esta dinâmica associativa inclusivamente um dos fatores de atratividade do nosso município», afirmouVitor Guerreiro, presidente da Câmara.

 

 

O Plano Municipal de Apoio ao Associativismo de 2023 foi aprovado em reunião de Câmara a 20 de Dezembro de 2022.

Já os contratos programa de desenvolvimento desportivo foram formalizados a 9 de Março com a Associação de Dança, Cultura e Arte Urban Xpression, Associação Defesa Pessoal Street Fight Defense, Bike Clube São Brás, BLASIUS – Associação para o Desenvolvimento dos Desportos de Duas Rodas em São Brás de Alportel, Golias Table Tennis Clube, Casa do Benfica de São Brás de Alportel, Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, Clube de Artes Marciais de São Brás de Alportel, Clube de Ténis e Padel de São Brás de Alportel, Goliaz Table Tennis Club, Sociedade Recreativa 1º de Janeiro e União Desportiva e Recreativa Sambrasense.

Foram ainda firmados protocolos de cooperação com as associações culturais e recreativas Corpo Nacional Escutas (CNE) Escutismo Católico Português -Agrupamento 1330 S. Brás de Alportel, Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrasense, CARTES XXI – Conservatório d’Artes de São Brás de Alportel e Rancho Típico Sambrasense.

 

 

O Município assinou ainda contratos programa de desenvolvimento desportivo e protocolo de cooperação com associações com ambas as atividades, nomeadamente o Grupo Desportivo e Cultural de Machados e a Associação Cultural Sambrasense.

Em nota, a autarquia reforça ainda que o Plano Municipal de Apoio ao Associativismo abrange protocolos de cooperação com outras associações locais de outras áreas como a Associação de Agricultores de São Brás de Alportel, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, a Coração100Dono -Associação de Defesa e Proteção dos Animais Abandonados e a Santa Casa da Misericórdia – Museu do Traje de São Brás de Alportel.

 

 



Comentários

pub