Santa Casa da Misericórdia de Quarteira nasce para criar novas respostas sociais

Desde 1986 que não era criada nenhuma Santa Casa da Misericórdia no Algarve

Já nasceu a Santa Casa da Misericórdia de Quarteira. A nova instituição, cuja fundação aconteceu a 28 de Fevereiro, no Centro Autárquico, tem como objetivo claro «ajudar a combater os problemas» de uma freguesia que «tem crescido muito», mas na qual há falta de respostas sociais. 

O ato fundacional da Santa Casa da Misericórdia de Quarteira foi acompanhado pelo Sul Informação e contou com a tomada de posse da Comissão Instaladora, liderada por Telmo Pinto.

Em declarações aos jornalistas, o também presidente da Junta de Freguesia de Quarteira explicou que a Misericórdia nasceu porque as «necessidades sociais são enormes».

«O crescimento da nossa freguesia criou novas dificuldades que só vão aumentar. Nós sabemos que há instituições que trabalham bem, mas sentimos que é preciso mais», considerou.

Apesar de ainda não serem conhecidos os primeiros projetos desta Misericórdia, o presidente da Comissão Instaladora já tem as prioridades bem definidas.

 

Telmo Pinto, Armindo Vicente e Manuel de Lemos

 

Uma delas são os «sem-abrigo» para quem, defendeu, é «urgente criar zonas de pernoita». A isto juntam-se as respostas para os mais velhos.

«Termos 37 camas de lar numa freguesia como Quarteira não é admissível. Os apoios domiciliários são poucos também e queremos colmatar isso», garantiu Telmo Pinto.

A Comissão Instaladora funcionará, no máximo, durante um ano.

Depois dessa data limite, têm de ser eleitos os primeiros órgãos sociais, mas a perspetiva de Armindo Vicente, presidente do Secretariado Regional, é que a eleição aconteça bem antes.

«Eu diria que, em três/quatro meses, teremos os primeiros órgãos sociais», adiantou aos jornalistas.

Segundo este responsável, a criação desta Santa Casa da Misericórdia é «um reforço do nosso movimento, numa localidade que está a crescer muito e tem muitos problemas».

E quais serão os objetivos iniciais?

 

Manuel de Lemos e Armindo Vicente

 

«A nossa ideia é olhar para o diagnóstico local, aferirmos junto das entidades que trabalham na ação social e e ver quais são as respostas mais urgentes e emergentes, seja a nível do envelhecimento ou da criação de creches», disse Armindo Vicente.

O responsável sublinhou ainda o facto de que, desde 1986, não era criada nenhuma Misericórdia na região.

«Há 37 anos que o Algarve não tinha a fundação de uma Santa Casa. Na altura, curiosamente, foi em Boliqueime, também no concelho de Loulé», vincou.

A criação da Misericórdia de Quarteira foi “apadrinhada” por Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, de visita ao Algarve.

O responsável garantiu que «não vai faltar apoio» a esta nova Misericórdia.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, também participou no ato fundacional desta Santa Casa.

O autarca considerou que a criação desta nova identidade vem mostrar a «vitalidade» de Quarteira.

«É um momento de alegria e um momento importante para a cidade. A sua comunidade católica organizou-se e funda uma nova organização. É um sinal de que Quarteira continua a crescer, a apetrechar-se para resolver os seus problemas», concluiu.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub