Ramalho Eanes inaugura jardim botânico mediterrânico em Querença

O ex-Presidente da República era amigo de Gomes Guerreiro

Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, vai estar em Querença na próxima sexta-feira, 10 de Março, às 14h30, para inaugurar o primeiro jardim botânico mediterrânico do Algarve.

A obra, que ocupa uma área de hectare e meio, foi projetada por um dos arquitetos paisagistas portugueses mais reputados: Fernando Santos Pessoa e desenvolve-se numa encosta virada a sul, integrando mais de uma centena de espécies, algumas delas protegidas ou em vias de extinção, incluindo árvores e arbustos, plantas medicinais, herbáceas e bolbosas.

A consultoria científica é de Jorge Paiva, biólogo premiado e que deu nome a novas espécies para a Ciência, e que estará presente na inauguração.

Há vários anos que Fernando Pessoa, “herdeiro” do legado de Gonçalo Ribeiro Telles, assiste à desertificação do interior.

Crente de que as comunidades podem intervir positivamente na paisagem, como parte integrante da Natureza, Fernando Pessoa resolveu “dar uma mãozinha”, cavando, juntando pedras, buscando sementes e criando condições para reorganizar e recuperar a paisagem.

O engenheiro silvicultor e arquiteto paisagista foi fundador do Serviço de Parques, Reservas e Património Paisagístico, atual Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, introduzindo em Portugal os conceitos de parque natural e de paisagem protegida. Foi também ele o fundador do Curso de Arquitetura Paisagista na Universidade do Algarve. Em 1995, recebeu o grau de Comendador da Ordem Infante D. Henrique pelo seu papel na defesa e preservação ambiental.

Agora, em Querença, resultado de uma colaboração de longa data com a Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG), vê por fim inaugurado um dos seus trabalhos mais marcantes, pela mensagem que anuncia: o Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro, projetado em co-autoria com dois discípulos, João Marum e João Rodrigues.

«A melhor maneira de o homenagear não é uma estátua. É fazer um contributo da flora local e dedicar-lhe, porque foi a pessoa que mais fez por isso», adianta Fernando Pessoa, recordando a importância daquele que terá sido um dos primeiros ecologistas em Portugal, o académico Gomes Guerreiro.

Com vasta obra publicada, foi o primeiro secretário de Estado do Ambiente no I Governo Constitucional, em 1976, liderado por Mário Soares e tendo Ramalho Eanes como Presidente da República.

Gomes Guerreiro, nascido em Querença (e que, apesar do apelido, não era parente do etnólogo Manuel Viegas Guerreiro, patrono da Fundação), foi também o primeiro reitor da Universidade do Algarve, que ajudou a fundar. Há quase meio século atrás, já o investigador e ambientalista avisava sobre o consumo excessivo, a visão antropocêntrica e o impacto de muitas das decisões políticas e económicas a nível global, contrárias à sustentabilidade.

O jardim in situ – de entrada gratuita – situa-se a sul da FMVG, junto ao restaurante A Tasquinha do Lagar. A inauguração era para ter acontecido em 2020, com a presença dos mesmos intervenientes, mas a 10 dias da cerimónia, foi adiada devido à pandemia da covid-19.

Agora, também em Março, será finalmente possível visitar as múltiplas espécies de flora característica da região do Algarve e do Mediterrâneo, com um bónus adicional. Muitas das plantas, arbustos e árvores têm, para além da identificação, um QR Code que permite obter no telemóvel ou tablet informação científica adicional sobre cada uma delas, através de uma aplicação desenvolvida pela Universidade do Algarve.

Alguns QR Codes disponibilizam vídeos que servem de enquadramento não só à flora como a personalidades relacionadas com o percurso, caso de Manuel Gomes Guerreiro, Fernando dos Santos Pessoa ou Filipa Faísca, guardiã da tradição oral de Querença. Os vídeos estão também disponíveis no canal de Youtube da FMVG.

Orçado em mais de 200 mil euros, o PEB-MGG é financiado pelo Programa CRESC Algarve 2020, no âmbito do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A Câmara Municipal de Loulé é parceira e cofinancia o projeto.

 

 



Comentários

pub