Quase 400 jovens de todo o país mostram o que valem em 54 profissões no Skills Portugal [fotos]

Provas estão a decorrer no Portimão Arena e são abertas ao público

São ao todo 366 jovens, em representação das sete regiões portuguesas, concorrendo em 54 profissões, acompanhados por 23 team leaders. Até sexta-feira, dia 10, todos eles estarão a mostrar o que valem no Portimão Arena, na 45ª edição do Campeonato Nacional das Profissões (WorldSkills Portugal), uma organização do Instituto do Emprego e Formação Profissional. 

Estas centenas de concorrentes enchem de tal modo o espaço do Portimão Arena que as cerimónias de abertura e de encerramento têm lugar no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa, ou seja, no recinto da Fatacil. Numa enorme tenda, foi aí que na terça-feira, ao final da tarde, desfilaram as delegações de jovens vindas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Açores, Madeira, Alentejo e Algarve.

Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, na qualidade de anfitrião, dirigiu-se às centenas de jovens dizendo que, «se os empresários lagoenses e do resto do Algarve forem assistir às vossas provas, a maior parte de vocês já não volta para as suas casas. Ao Algarve, falta mão de obra, mas sobretudo mão de obra qualificada».

O autarca agradeceu ainda «a possibilidade de partilhar com o vizinho município de Portimão este evento». Luís Encarnação, evocando um passado de relacionamento tenso entre as Câmaras de Lagoa e Portimão, disse: «quem sabe se não ficou aqui uma semente para outros eventos futuros», juntando os dois municípios vizinhos.

Falando a seguir, Álvaro Bila, vice presidente da Câmara portimonense, agradeceu ao seu vizinho «a disponibilidade para juntar sinergias com Portimão. Caro presidente, juntos seremos sempre mais fortes!».

Cansada, mas feliz com a forma como o Campeonato estava a decorrer, apesar dos contratempos – de manhã, a arruada dos grupos de concorrentes pelas ruas da cidade de Portimão teve de ser substituída, devido à chuva, por um encontro de todas as delegações no Teatro Municipal -, Madalena Feu, diretora regional do IEFP, começou por sublinhar que «a formação profissional tem qualidade, faz falta, constitui um contributo importantíssimo para a economia do país. E são vocês que vão mostrar isso!»

Sobre o Campeonato Nacional de Profissões, que, pela primeira vez, tem lugar em Portimão (e Lagoa), Madalena Feu salientou que este é «o maior evento, o que mais visibilidade dá à formação profissional e às qualificações de nível intermédio».

 

Seomara Cabrita – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

 

Quando chegou a vez de subirem ao palco os campeões do ano passado, pelo Algarve e como anfitriã, falou Seomara Cabrita. «Foi aqui que nasci e que me formei, no Centro de Emprego de Portimão», disse, instando os restantes jovens a continuar a apostar na sua formação. «Antes de mais, sejam felizes!», exclamou.

A sessão de abertura, na qual participaram entidades públicas de todo o Algarve (e não só), incluiu ainda uma intervenção bem humorada de Dário Guerreiro, o comediante Môce dum Cabréste, que lembrou os vários empregos que já teve na vida, arrancando gargalhadas a toda a assistência.

Hoje e amanhã, o Portimão Arena continua a acolher as provas práticas, que são abertas ao público. Entre os participantes, estão 13 jovens oriundos dos centros de formação da região – Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã/Centro DUAL Portimão, CEFP Faro, CEFP Barlavento, Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão e Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António – nas profissões de cozinha, receção hoteleira, contabilidade e gestão, animação/vídeo, jardinagem paisagística, entre outras.

Numa espécie de Jogos Olímpicos das profissões, os participantes são atletas de alta competição nas áreas profissionais que representam. A competição é dirigida a formandos entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou frequentam um percurso de qualificação na área da educação e formação profissional.

Para chegarem aqui, os concorrentes passaram por fases de pré-seleção e provas regionais e estão agora a disputar, entre si, o título de campeão nacional em cada profissão.

Os vencedores desta 45.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões serão anunciados em Lagoa, novamente na tenda montada no Parque da Fatacil, no dia 12, às 10h00.

Estes vencedores irão representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em Setembro em Gdánsk, na Polónia, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em Setembro de 2024.

 

Fotos: Flávio Costa|Sul Informação (do Campeonato) e Foto: Elisabete Rodrigues|Sul Informação (da cerimónia de abertura)

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub