Projeto aplica metodologia inovadora na Secundária Pinheiro e Rosa

Balanço de dois anos do projeto Explore+ foi feito na passada semana

O balanço do que foi, até agora, o projeto Explore+, que permitiu desenvolver, testar e sistematizar atividades nas turmas do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, utilizando a metodologia STEAM, foi feito no passado dia 10.

No âmbito deste projeto, já foram concluídas duas atividades, nomeadamente a criação de uma Manual de Atividades STEAM, «uma metodologia integrada e baseada em projetos, que através das ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática, tem como objetivo de formar alunos com diversos conhecimentos, desenvolver valores juntamente com os conteúdos abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro», e de um curso online de apresentação das atividades do manual.

No Algarve, as atividades tiveram o apoio do Museu Zer0 no âmbito do seu trabalho de mediação cultural para a Arte Digital.

«Estas duas ferramentas pedagógicas irão ser apresentadas na Feira das Artes e Ciências, atividade a apresentar brevemente, no âmbito da Bienal Cultura e Educação 2023 – RETROVISOR: Uma História do Futuro organizada pelo Plano Nacional das Artes», segundo o agrupamento Pinheiro e Rosa.

Este projeto terminará com a organização de uma conferência final, a realizar em Timisoara (Roménia), Capital Europeia da Cultura 2023, nos próximos dias 19 e 20 de Maio.

O Explore+ – Explorações criativas de curiosidade para a transdisciplinaridade inovadora, STEAM e aprendizagem social  é financiado pelo programa Erasmus+ – Parcerias para a Criatividade (KA227)

Em Faro, a parceria integra a ES Pinheiro e Rosa e o Museu Zer0, a convite da estrutura dedicada à preparação da proposta de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027 que se juntam ao consórcio internacional de que fazem parte parceiros da Alemanha (coordenação), Letónia e Roménia.

 

 



Comentários

pub