Primavera começa esta noite no Hemisfério Norte

Meteorologia aponta para dia com céu limpo ou pouco nublado

A Primavera começa esta segunda-feira, dia 20 de Março, às 21h24, em todo o Hemisfério Norte.

A essa hora, o nosso planeta volta a atingir um dos dois pontos da sua órbita em que o Sol fica alinhado com o no plano do equador terrestre, iluminando por igual ambos hemisférios (norte e sul) deste planeta.

Esta efeméride chama-se Equinócio da Primavera pois, a partir deste instante, o Sol passa a ser visto acima do equador celeste (projeção do equador terrestre no firmamento) dando início à Primavera no nosso país.

Ao contrário do que se possa supor, este não é o dia em que dia e noite têm igual duração, o que terá sucedido três dias antes.

Isto é consequência da refração atmosférica, que nos faz ver o Sol ligeiramente acima da sua real posição, encurtando assim a duração das noites.

Segundo as previsões meteorológicas (já confirmadas), a Primavera começa com céu geralmente pouco nublado e temperaturas a oscilar entre os 17 e os 24 graus Celsius em Portugal continental.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este primeiro dia de Primavera são, para Portugal continental, de céu geralmente pouco nublado, tornando-se muito nublado no Minho e Douro Litoral no fim do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial do litoral oeste.

As previsões apontam ainda para uma pequena subida da temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 4 graus Celsius (em Bragança) e os 12 (em Faro) e as máximas entre os 17 (em Viana do Castelo) e os 24 (em Évora e Beja).

Para o arquipélago da Madeira, está previsto céu geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade durante a tarde, e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e nas terras altas e até final da manhã.

Está ainda previsto vento fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, em especial a partir da tarde.

Nos Açores, para os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (S. Jorge, Faial, Pico, Graciosa e Terceira) o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, chuva fraca ou chuvisco a partir da tarde, condições favoráveis à formação de neblinas e vento oeste bonançoso a moderado.

No grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento oeste bonançoso a moderado, rodando para sudoeste para o fim do dia.

A 21 de junho, a Primavera dá lugar ao Verão.

 



Comentários

pub