Preços no mercado de imóveis de luxo no Algarve mantêm-se estáveis em 2023

ONE Select Properties tem uma previsão positiva para este ano

Conteúdo Patrocinado

Desde a compra de primeira ou segunda casa, troca de propriedade, aquisição de VISA ou compra de imóveis para valorizar carteiras de ativos, o imobiliário de luxo é um assunto muito popular entre investidores em Portugal. A ONE Select Properties oferece mais de 40 anos de experiência no ramo do imobiliário de luxo no Algarve e tem uma previsão positiva para este ano.

Embora profissionais do mercado prevejam uma ligeira desaceleração do “boom imobiliário” sentido pós-pandemia em 2021-22, este ano apresenta uma previsão lenta e constante para o negócio imobiliário de luxo. Ainda mais para resorts estabelecidos e de nicho, como a Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura. Os especialistas imobiliários preveem que os preços se mantenham estáveis, permitindo que a relação entre compradores e vendedores se iguale e se estabilize.

Conforme indicado pelos analistas de mercado da Luxury Portfolio International, a “excitação de compra já se ultrapassou” e os compradores agora tornam-se mais pacientes, ponderados e analisam mais minuciosamente futuras compras de imóveis. Em 2022, a riqueza global teve um aumento de 13% e, embora 2023 possa ver um ligeiro declínio desse número, os compradores de propriedades de luxo ainda estão dispostos e confiantes em fazer grandes aquisições.

Em determinados nichos de mercado, como é o caso dos resorts de luxo como a Quinta do Lago e Vale do Lobo, com um poder de compra muito acima da média, implicações macroeconómicas não são consideradas como prioritárias na análise do compra de propriedades no valor de milhões de euros. As necessidades e desejos diretos ofuscam a maioria dos eventos económicos, sociais e políticos a nível macro.

Embora as compras de propriedades no Triângulo Dourado raramente dependam de hipotecas, a queda nas taxas permitirá que potenciais compradores reavaliem os seus investimentos. Isto abre o mercado a novos clientes, tornando também esta localização menos dependente de compras de dinheiro a pronto.

Os clientes ainda veem os imóveis de luxo como um investimento seguro e a compra de imóveis impulsionada pela pandemia provavelmente continuará. Os compradores estão a investir de acordo com o estilo de vida que desejam ou que veem que se torna uma tendência, necessidade ou desejo global. Além disso, as taxas de ocupação de escritórios continuam a diminuir e o trabalho a partir de casa traduz-se na possibilidade de carreiras profissionais remotas e em resorts de luxo.

O início de 2023, particularmente nesta bolha do luxo, tem apresentado resultados que se alinham com estas previsões. Como uma área dependente principalmente de ocupação sazonal, os resorts de luxo agora tornaram se o lar de famílias e trabalhadores remotos em busca de uma mudança de estilo de vida pós-pandemia. As cotações de mercado estão estáveis e iniciou-se um leve aumento na disponibilidade de propriedades à venda, que permitiu que o ano iniciasse num ritmo regular e forte.

Comentários

pub