Portimão terá fim de semana desportivo com beach tennis e muito mais

Será o primeiro evento de beach tennis a ser realizado no Algarve

Portimão vai ter um fim de semana desportivo, entre os dias 10 e 12 de Março, com eventos em modalidades como o beach tennis, BMX, ténis e bodyboard.

No caso do beach tennis, este será o primeiro evento desta modalidade a realizar-se no Algarve, neste caso, na Praia da Rocha, nos dias 10, 11 e 12, sempre com início às 10h00.

«Com entrada gratuita, e pontuável para o ITF World Tour, o Beach Tennis Portimão International Open será disputado em seis campos e vai ter um prize money de 4000 euros, reunindo os melhores praticantes portugueses, bem como 21 duplas masculinas e 20 femininas de diversos outros países, entre os quais Alemanha, Brasil, Itália, Espanha, França ou Ucrânia», segundo a Câmara de Portimão.

Para além do torneio profissional, realizar-se-á em paralelo um evento amador no mesmo local, aberto a todos os praticantes e curiosos que desejem experimentar a modalidade.

«O beach tennis, que pode ser jogado em duplas ou singulares, mistura ténis, frescoball e vólei de praia e foi criado na localidade italiana de Marina di Ravenna, sendo conhecido como ténis de praia em Portugal, onde vem conhecendo um crescimento significativo», segundo a autarquia

A organização desta prova de estreia estará a cargo de Ida Álvares, ex jogadora de voleiball da seleção brasileira e medalhista olímpica (Atlanta 1996), «que encontrou no beach tennis uma nova paixão, dinamizando a modalidade em Portugal através da sua escola Beach Tennis Cascais».

Na atualidade, existe um grupo de prática informal da modalidade na Praia da Rocha, dinamizado pelo Beach Tennis Portimão, que mantém ao longo de todo o ano dois campos na Área Desportiva.

O Beach Tennis Portimão Open conta com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e do Município de Portimão, estando marcado para os dias 10 e 11 de Março um workshop de participação gratuita sobre a disciplina, que decorrerá na Área Desportiva da Praia da Rocha e se dirige a jovens entre os 12 e os 18 anos, no âmbito do Março Jovem 2023.

 

 

Também para o fim de semana de 11 e 12 de Março decorrem as duas primeiras rondas da Taça de Portugal BMX Race 2023, que se disputará na pista de BMX Race do Parque da Juventude de Portimão.

A primeira ronda ocorre no dia 11, das 15h00 às 19h00, enquanto a segunda ronda, marcada para o dia seguinte, terá lugar das 9h00 às 13h00.

«Após a remodelação total das instalações da pista portimonense, os corredores terão de se adaptar às novas exigências deste desporto, que já se tornou disciplina olímpica, nomeadamente devido ao traçado mais moderno, em formato M, com três curvas asfaltadas e obstáculos mais rápidos e suaves, passando a grelha de partida a ser cem por cento elétrica», descreve a Câmara.

As categorias em competição são as seguintes: masculinas: pupilos – 5/6 anos, benjamins – 7/8 anos, iniciados – 9/10 anos, infantis – 11/12 anos, juvenis – 13/14 anos, cadetes, júnior/elite, masters, CR 30/39, e CR 40+; femininas: 5/8 anos, 9/12 anos, 13/14 anos, 15-24 e 25+.

Integrada no programa desportivo do Março Jovem, a prova resulta da colaboração entre o Clube Bicross de Portimão, a Federação Portuguesa de Ciclismo, o Município de Portimão e a Junta de Freguesia de Portimão.

Ainda no mesmo fim de semana, a Praia da Rocha também acolherá a primeira etapa do Circuito Regional de Bodyboard do Sul, aberto às categorias masculina (sub 12, sub14, sub16 e sub18) e feminina (sub 14 e sub18).

Este é um evento regional dedicado a surfistas e bodyboarders federados, onde deverão marcar presença 60 participantes e 500 espectadores durante os dois dias da competição, organizada pelo Núcleo Bodyboard Portimão e Portimão Surf Clube, com os apoios da Junta de Freguesia de Portimão, do Município de Portimão, da Federação Portuguesa do Surf e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Outra das propostas desportivas para este fim de semana em cheio é o Portimão M25 International Open, que decorrerá entre 9 e 19 de Março no Complexo Municipal de Ténis e Padel de Portimão e que integra o circuito mundial de torneios da IT, na categoria Futures.

A competição, que surge de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ténis e a ITF – International Tennis Federation, distribui prémios monetários num total de 25.000 dólares e conta para o ranking mundial de profissionais de ténis.

«Marcarão presença na prova cerca de 120 atletas, oriundos de todo o mundo, na procura de pontos para poderem subir na classificação e ambicionar entrada em eventos com prize-moneys superiores, contando este Open com os apoios do Município de Portimão e da Associação de Ténis do Algarve», concluiu a Câmara de Portimão.

 

 



Comentários

pub