Portimão assinala Dia da Mulher com atividades na ação social, cultura e desporto

Atividades começaram a 6 de Março e decorrem até dia 11

Portimão volta a assinalar o Dia Internacional da Mulher com um conjunto de iniciativas que passam pela ação social, cultura e desporto, celebrando o universo feminino.

A programação começou a 6 de Março com a presença de um cabeleireiro no Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras já a pensar na sessão fotográfica de hoje.

No Dia da Mulher, que se assinala a 8 de Março, as utentes deste Centro de Convívio almoçarão no restaurante “Faina”, ao passo que as senhoras do Centro de Convívio Sénior de Portimão participarão na confeção de biscoitos, a que se seguirá lanche.

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes associa-se à efeméride e expõe a partir desta data a mostra documental “As Mulheres em detalhe”, patente até 25 de Março, sobre o universo feminino na forma de objetos, adereços, peças de vestuário, etc.

Também estão reunidos livros inspirados nas mulheres e no seu mundo, de que são exemplos “O despertar de uma nova mulher: guia para uma vida feliz”, de Louise Hay, “O privilégio de ser mulher”, de Aldo Aluffi, “Homenagem à mulher”, de Helen Exley, “Mulheres aventureiras: portuguesas nos quatros cantos do mundo”, de Rosário Sá Coutinho ou “Uma mulher não chora”, de Rita Ferro.

 

 

A partir das 11h00, o Café-Concerto do TEMPO recebe o espetáculo “A mãe da noiva”, criado e interpretado por Ana Saragoça.

Destinado a alunos do ensino secundário, a peça é uma reflexão cheia de humor sobre as questões enfrentadas atualmente pelas mulheres de meia-idade.

Por outro lado, decorre até 11 de Março, no hall do auditório do Museu de Portimão, a terceira edição do Simpósio Internacional de Pintura, que convida à exploração do tema “Liberdade e Mulher”.

Para isso foram desafiadas quatro artistas reconhecidas internacionalmente, de diversas culturas e religiões, para interpretarem sob a forma pictórica (pintura) temas como os refugiados, a violência de género e a sustentabilidade, participando no simpósio Aseel Azizieh (Jordânia), Rasha Deeb (Síria), Toña Gomez (Espanha) e Kinga Subika (Polónia).

Por fim, o Dia da Mulher vai ser assinalado na aula “Diabetes em Movimento” marcada para 8 de Março no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, pelas três dezenas de pessoas inscritas neste programa municipal.

 



Comentários

pub