Pizarro inaugurou nova extensão de Saúde de Almancil

A agenda para o concelho de Loulé da iniciativa “Governo +Próximo”, que rumou nos dias 1 e 2 de Março ao Algarve, teve como foco o setor da saúde

Manuel Pizarro, ministro da Saúde, inaugurou esta quarta-feira, 1 de Março, a nova extensão de Saúde de Almancil. O governante também visitou a futura sede regional do INEM e a construção do Centro de Saúde Universitário. 

A agenda para o concelho de Loulé da iniciativa “Governo +Próximo”, que rumou nos dias 1 e 2 de Março ao Algarve, teve como foco o setor da saúde.

Durante a manhã de quarta-feira, o ministro da Saúde chegou ao local onde está a ser construída a nova sede regional do INEM, edifício que terá como vizinhos o Quartel de Bombeiros e o Heliporto Municipal.

A obra encontra-se em fase de acabamentos, prevendo-se a sua inauguração para o mês de Julho. São 1,8 milhões de euros de um investimento «numas instalações extraordinárias» que incluirão um espaço para o CODU – Centro de Orientação de Doentes Urgentes, há alguns anos afastado da região, um Gabinete de Coordenação de Enfermagem, estruturas de formação, assim como um a área de logística e de operações.

Com 42 meios de emergência pré-hospitalar em permanência, número que pode chegar aos 52 nos períodos de maior necessidade, o Algarve é, segundo palavras de Manuel Pizarro, «uma região onde é difícil a planificação de recursos».

Isto porque, além dos residentes «uma gigantesca população que procura a região sobretudo para fins turísticos», obriga a «um esforço grande de adaptação».

«Não tenho nenhuma dúvida que a nova sede regional do INEM vai reforçar muito as nossas condições de operação no dia a dia e a atração dos profissionais que nos faltam para termos uma resposta ainda mais robusta», considerou durante a visita à obra.

De seguida, e acompanhado por técnicos e responsáveis do Município e do INEM, Manuel Pizarro foi ver de perto o local onde se encontra instalado o helicóptero do INEM. O Heliporto Municipal está neste momento a ser ampliado, por forma a permitir que futuramente aqui operem 6 aeronaves.

São 2,6 milhões de euros para melhorar esta infraestrutura fundamental na área da emergência médica e do socorro.

Da parte da tarde, a população de Almancil aguardava em peso o responsável governamental à porta da Extensão de Saúde para inaugurar o novo espaço requalificado. Um momento que – como notou o autarca Vítor Aleixo – trouxe à memória a inauguração da sede da Junta de Freguesia de Almancil, no ano de 2001, pelo então primeiro-ministro António Guterres.

Foi no 1º piso deste imóvel que, durante anos, funcionaram os serviços da Junta, enquanto que o piso térreo esteve desde sempre destinado à saúde.

Agora, todo o edifício localizado na Rua Manuel dos Santos Vaquinhas passa a albergar a Extensão de Saúde de Almancil. Numa área total de 200 metros quadrados, a intervenção de ampliação das instalações da saúde contemplou a criação de uma sala de espera, de um balcão de atendimento e de 8 gabinetes médicos.

«A população de Almancil merece! É uma população jovem, com muitos imigrantes, muitas pessoas que não têm raízes na terra, e os cuidados de saúde são extremamente importantes», disse o autarca Vítor Aleixo, que agradeceu também o apoio da Junta ao possibilitar que a obra fosse feita.

Por sua vez, o ministro com a pasta realçou a iniciativa da autarquia, que custeou a totalidade dos trabalhos, em perto de 300 mil euros.

«Tomamos boa nota do que aqui estão a fazer. Senhor presidente, consigo é um problema porque o senhor faz!», notou.

Mas perante uma plateia composta maioritariamente por quem aqui trabalha e por utentes, sublinhou a importância desta intervenção em termos de «condições para que os profissionais trabalhem melhor, com mais segurança e mais qualidade, e para que as pessoas sejam melhor atendidas».

Neste momento inaugural, o autarca de Loulé transmitiu ao ministro uma mensagem do responsável desta unidade, o médico Diogo Dias, relativa ao pedido de «mais médicos e enfermeiros».

Em resposta, o responsável governamental garantiu: «estaremos atentos a isso e daremos resposta, sem dúvida nenhuma».

Mas colocou a tónica também na necessidade de aumentar a formação de profissionais, nomeadamente com o reforço da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve.

«Em 2022, admitimos nos hospitais e centros de saúde do Algarve o maior número de sempre de jovens internos em formação, quer na geral, quer nas especialidades. O primeiro passo para os fixar é formá-los cá. Temos que criar mecanismos de atração».

Durante o seu discurso, o presidente da Câmara de Loulé deu também nota das «metas extremamente ambiciosas» do Município no campo da saúde, nas áreas da investigação médica e clínica e da investigação do envelhecimento ativo, no âmbito dos dois projetos nascidos da «parceria estratégica» do ABC – Algarve Biomedical Center com o Município de Loulé, um em Loulé, outro em Vilamoura.

Neste périplo, o governante passou ainda pela obra da Unidade de Saúde de Loulé.

Este avultado investimento público, na ordem dos 5 milhões de euros, valor repartido pelo governo local (65%) e governo central (35%), terá várias respostas: a valência administrativa do ACES Central; a Unidade de Saúde Familiar “Lauroé” que, como recordou o Presidente da Câmara, “funcionou durante anos em contentores”; a Unidade de Cuidados à Comunidade “Gentes de Loulé”; e um Centro de Saúde Universitário, em articulação com a UAlg, que será o primeiro do país.

 

Comentários

pub