Orquestra Clássica do Sul leva a Alcoutim uma «Viagem Imaginária a Itália»

Marca a estreia do jovem e promissor Cláudio Ferreira como maestro convidado da formação algarvia

A Orquestra Clássica do Sul vai apresentar-se no sábado, 4 de Março, às 17h00, no Espaço Guadiana, em Alcoutim, para o concerto «Viagem Imaginária a Itália», que marca a estreia do jovem e promissor Cláudio Ferreira como maestro convidado da formação algarvia.

«Ah, Itália, Itália… Pela altura em que o poeta alemão Johann W. Goethe percorria a península italiana, escrevendo o seu famoso livro Viagem a Itália, o conceito de Grand Tour era já uma etapa indispensável na educação humanista dos europeus. Por essa altura, a ópera italiana domina o continente e Franz Schubert, um jovem, copia-lhe o estilo após uma ida ao teatro. Está dado o mote: Eis três peças ao melhor estilo italiano, uma abertura para uma ópera imaginária, uma serenata e uma canção de amor. Escritas por um austríaco, um alemão e um inglês», explica a Orquestra sobre este concerto.

«Esta mundividência remata-se com a igualmente elegante sinfonia nº54 de Haydn, compositor que percorreu a Europa e dominou as linguagens musicais do seu tempo como ninguém», conclui.

Cláudio Ferreira é um jovem maestro português que, ao longo dos últimos anos, tem vindo a aumentar a sua atividade em direção de orquestra. Recentemente, venceu o 2º prémio na categoria de Direção de Orquestra do Prémio Jovens Músicos (2022).

Foi maestro assistente de Baldur Brönnimann na apresentação em concerto da Sinfonia nº 4 de Charles Ives, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e dirige regularmente, como maestro convidado, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Clássica do Centro e a Orquestra e Coro do Projeto Xiquitsi em Maputo-Moçambique.

Em 2018, editou a obra Suite Africana de Frederico de Freitas, posteriormente publicada pela AvA Musical Editions.

É detentor de quatro mestrados na área da música – Ensino de Música, Pedagogia do Instrumento, Teoria e Formação Musical, e Direção, este último pela Universidade de Aveiro, onde foi aluno do maestro Ernst Schelle. Trabalhou ainda a sua técnica de direção de orquestra com o maestro Pedro Neves.

Atualmente, é o maestro responsável pelos estágios de orquestra que os municípios de Trancoso, Mêda, Moimenta da Beira, Aguiar da Beira e Vila Nova de Foz Côa coorganizam. É o maestro titular da Orquestra Juvenil de Viseu e docente no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão.

 

Programa

FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
Abertura em Estilo Italiano em Ré Maior, D.590

HUGO WOLF (1860-1903)
Serenata Italiana

EDWARD ELGAR (1857-1934)
Salut d’Amour

– Intervalo –

F. J. HAYDN (1732-1809)
Sinfonia nº 54 em Sol Maior

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub