Obra de requalificação da Estação de Elevatória de Águas Residuais do Vau já terminou

A EEAR do Vau manteve-se em funcionamento, durante todo o decurso da obra

A obra de requalificação da Estação de Elevatória de Águas Residuais (EEAR) do Vau, em Portimão, já terminou.

«Na Estação de Elevatória de Águas Residuais ( EEAR) do Vau, que recebe o caudal elevado da EEAR Mata/Foz do Arade, a maioria das estruturas de construção civil, incluindo o poço de bombagem, encontravam-se em estado muito avançado de degradação, estando, nalguns locais, com as armaduras à vista, situação motivada pelos elevados níveis de sulfeto de hidrogénio que se verificavam na instalação», diz a empresa Águas do Algarve.

«Equipamentos como os grupos de bombagem, em funcionamento desde 2006, apresentavam igualmente bastante desgaste, com consequente perda de rendimento», acrescenta.

A empreitada de “Reabilitação da EEAR do Vau” teve como objetivo instalar dois sistemas de bombagem em linha, com uma capacidade total de 1000 m3/h, tendo sido necessário, para o efeito, alterar o poço de bombagem e os canais da obra de entrada.

Além desta intervenção, também foi alterado o sistema elétrico e de comando da instalação, assim como a ligação desta instalação à telegestão do Saneamento.

«A instalação de um sistema de bombagem em linha permite elevar os efluentes gravíticos, diretamente a partir da chegada, sem estarem em carga e sem necessidade de poço de recolha o que, na prática, se traduz no facto de ser possível bombear um caudal exatamente igual ao caudal de chegada», diz a Águas do Algarve.

A EEAR do Vau manteve-se em funcionamento, durante todo o decurso da obra, o que exigiu uma grande coordenação com as equipas de exploração e manutenção da instalação.

Este é um «investimento importante» para Portimão pois, «além de estar preparado para acomodar o acréscimo de caudal previsto para um futuro próximo, o facto de os grupos elevatórios trabalharem em câmara seca, evita inconvenientes como a libertação de odores, o que vai melhorar significativamente o ambiente da instalação e, consequentemente, da zona envolvente».

 



Comentários

pub