Município de Loulé vence prémio de boas práticas em psicologia

Com o Programa de Qualidade de Vida e Inovação Organizacional e o Sistema de Gestão da Conciliação

A Câmara de Loulé venceu no dia 2 de Março o Prémio de Boas Práticas em Psicologia na Administração Local – Área de Saúde Ocupacional. 

O galardão, que vem enaltecer as medidas desenvolvidas na autarquia com o Programa de Qualidade de Vida e Inovação Organizacional e o Sistema de Gestão da Conciliação, foi atribuído durante o III Encontro de Psicólogos da Administração Local, no Cineteatro Capitólio, em Lisboa.

O Prémio de Boas Práticas em Psicologia na Administração Local é uma iniciativa que pretende reconhecer projetos relevantes e inovadores nos contextos de intervenção dos psicólogos nas diferentes áreas da ciência psicológica na administração local, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela Câmara Municipal de Lisboa.

O Programa de Qualidade de Vida e Inovação Organizacional foi lançado em 2019, tendo como objetivo geral o «promover do bem-estar psicológico, físico e organizacional dos trabalhadores da Câmara Municipal de Loulé através da realização de iniciativas inovadoras, desde o momento do acolhimento/integração, passando por todo o percurso na Autarquia, bem como no momento da pré-reforma e posterior fomento de um envelhecimento ativo», refere a Câmara.

Também neste âmbito, o Município de Loulé aderiu ao Pacto para a Conciliação integrado no “Programa 3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal”, e implementou o Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e
Pessoal, baseado na Norma Portuguesa 4552, sendo, desde Setembro de 2020, como consequência das boas práticas organizacionais implementadas, detentor de Certificação nesta norma.

Com este programa de bem-estar organizacional que foi agora premiado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela Câmara Municipal de Lisboa, o Município de Loulé pretende, através de um conjunto de medidas estruturadas, «proporcionar níveis mais baixos de stresse e níveis mais elevados de motivação, compromisso, inovação e satisfação, cientes que tal poderá ser crucial no melhoramento do desempenho, da produtividade e sucesso da Autarquia e dos serviços prestados aos munícipes».

 



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