Monte Gordo recebe primeira edição da Taça do Mundo de Motociclismo em Areia

Em novembro, a «Monte Gordo Sand Experience» reunirá os melhores pilotos da especialidade e promete atrair milhares de adepto

Monte Gordo será palco da primeira edição da Taça do Mundo de Corridas em Areia (FIM Sand Races World Cup), uma nova competição da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) dirigida a motos e quads, cujo vencedor será conhecido entre os dias 17 e 19 de Novembro. 

O concelho de Vila Real de Santo António estreia-se assim na organização de um dos maiores eventos mundiais da categoria, em plena época baixa, sendo esperados milhares de visitantes na Praia de Monte Gordo, entre participantes, organizadores e amantes da modalidade.

Álvaro Leal, vereador da Câmara Municipal de VRSA com o pelouro do Desporto e Juventude, revelou, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que a «Monte Gordo Sand Experience» irá decorrer à semelhança do «Enduropale du Touquet», no norte de França, e do «Enduro del Verano», na Argentina, as duas primeiras corridas da competição, que aconteceram no passado mês de Fevereiro.

«Prevê-se que o evento tenha um impacto muito positivo na economia local, desde o comércio aos setores da hotelaria e restauração, e reforce a ideia de que Vila Real de Santo António e a região do Algarve têm potencialidades para serem visitados durante todo o ano. Estimamos que a hotelaria do concelho e das zonas limítrofes venha a registar, durante a prova, níveis de ocupação máximos», afirma Álvaro Leal.

A Taça do Mundo de Corridas em Areia engloba um total de três etapas e Monte Gordo vai fazer parte do calendário desportivo internacional, ao receber os melhores pilotos do mundo para disputar a última prova da competição.

O primeiro dia, 17 de Novembro, será dedicado às verificações administrativas e técnicas, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António. Os dias 18 e 19 estão reservados para as provas, num circuito de cerca de 5 quilómetros que será construído no areal da praia, aproveitando a maré baixa para a realização das corridas.

A organização é do Automóvel Club de Portugal (ACP), em conjunto com o município de Vila Real de Santo António, e sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

Para evitar qualquer impacte ambiental, existirá uma equipa técnica responsável pela elaboração, implementação e monitorização do Plano de Valorização Ambiental.

Será ainda criado um parque de trabalho e abastecimento e, durante as operações de manutenção ou verificação dos veículos, é obrigatória a utilização de um tapete absorvente sob os mesmos, de modo a evitar qualquer tipo de derrame.

Todos os resíduos produzidos serão corretamente acondicionados e encaminhados para o destino final adequado.

Estão igualmente previstas ações como a plantação de pinheiros, a distribuição de informação relativa a boas práticas e o reforço dos equipamentos de recolha de resíduos indiferenciados e recicláveis.

 



Comentários

pub